O Polo Sindical do Submédio São Francisco receberá, nesta terça-feira (26), o 1º Módulo do 1º Curso de Formação Social da Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc). A iniciativa dá continuidade a estratégia de multiplicação formativa realizada pela Diretoria de Organização e Formação da Fetape, que busca realizar uma formação ainda mais próxima da BASE Sindical.
A atividade, que segue até a próxima sexta-feira (29), e contará com dirigentes, lideranças e funcionários/as dos Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais, envolvendo mulheres, jovens e pessoas idosas, tem o propósito de qualificar a ação sindical, fortalecendo a participação desses grupos na construção de um projeto que valorize cada vez mais a classe trabalhadora.
Em 2015, foram realizados cursos nos Polos Sindicais do Sertão do Pajeú e do Agreste Meridional. Na semana passada, foi a vez do Agreste Central acolher o 1º módulo da estratégia. O próximo Polo será o Sertão do Araripe, no período de 14 a 17 de junho. Como nos outros três Polos, a realização desses Cursos só é possível porque a Formação conta com uma REDE de Educadores e Educadoras Populares. Na avaliação da Diretoria de Organização e Formação Sindical, realizar essa ação na região do Submédio São Francisco é de muita importância para o fortalecimento do Movimento Sindical Rural, por ter um povo historicamente resistente e de luta. “Contamos com apoio da Direção da Fetape e dos Sindicatos que se envolveram fortemente na preparação desse curso, que está sendo realizado em uma Agrovila, reafirmando o nosso desejo de desenvolver os processos formativos na BASE. Isso só confirma o compromisso assumido no nosso 9º Congresso Estadual de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, cujo lema diz: ‘Pela Força da BASE, a Luta continua e as conquistas acontecem’”, afirma o diretor Adelson Freitas. Durante o 1º Módulo, os/as educandos/as irão trabalhar com o eixo temático: "Ação Sindical e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário", que tem como Unidades Temáticas: Formação social e projetos de sociedade em disputa ao longo da história da humanidade". FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAPE