Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PERNAMBUCO
Enfoc conclui formação política de 1º Curso de mulheres em Pernambuco
WhatsApp

16 de Julho de 2019



TEMAS RELACIONADOS:
pernambuco

Lideranças e dirigentes mulheres que atuam no Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) de Pernambuco participarão de 15 a 19 de julho, do terceiro e último módulo do 1º Curso Estadual da Enfoc em Pernambuco de Formação Política de Mulheres. Lute como Margarida! A turma prestará homenagem a primeira mulher a presidir a Fetape, e por isso terá o nome de Turma Cícera Nunes da Cruz. A Transformatura acontecerá na noite de quinta-feira (18), quando 80 mulheres participarão de homenagens e festa de encerramento do curso no Centro Social de Carpina.

O processo preparatório culminará com a participação das mulheres na 6ª Marcha das Margaridas, dias 13 e 14 de agosto, em Brasília. Neste encerramento a programação terá debates para aprofundar as temáticas sobre o patriarcado, o machismo, gênero, comunicação e a organização política das mulheres, além de oficinas sobre ferramentas de animação e divulgação que serão multiplicadas nas bases e também na Marcha.



Diafra Bezerra de Moura é uma das 80 mulheres a participar do curso. Como vice-presidenta do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Ibimirim, no Polo do Sertão do Submédio São Francisco, ela conta que a formação significa reafirmar compromissos de trocar ideias e compartilhar conhecimentos para multiplicação nas bases de atuação, e assim fortalecer o MSTTR.

“Essa escola de formação (ENFOC) me proporcionou e proporciona a cada dia uma maior qualificação, fortalecimento e empoderamento, bem como facilitou muito a minha compreensão do meu espaço enquanto mulher, e de entender que o mesmo espaço ocupado pelos homens também pode ser ocupado por mulheres. Hoje me sinto mais capaz de estar cada vez mais encorajando as outras companheiras trabalhadoras rurais a estarem ocupando também os seus espaços, bem como fazer com que as mesmas entendam que podemos fazer a diferença na sociedade”, disse Diafra.

Eleições e disputa partidária - O tema da participação feminina nas eleições, e dos homens serem maioria nas direções dos partidos políticos será assunto deste módulo. De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o PT e PSOL são os partidos com a maior participação de mulheres em suas direções nacionais, sendo 13 e 8, respectivamente. Para debater sobre o assunto haverá mesa de debates sobre a importância da participação política, dificuldade e desafios para as mulheres com a presença da deputada estadual Teresa Leitão, da deputada Jô Cavalcanti (Juntas) e das vereadoras Neném do Sindicato e Ivete de Surubim. Outro assunto será a luta feminista e as correntes do movimento, que será trazido pela facilitadora e pesquisadora do Instituto Feminista para a Democracia SOS Corpo, Verônica Ferreira.

“Chegando próximo de concluir este processo de formação, tenho a certeza que foi uma estratégia essencial para ajudar a gente a refletir sobre o momento político que vivenciamos no Brasil, e atravessar essa escuridão saindo dela mais fortalecidas”, avalia a diretora de Organização e Formação Sindical, Maria Jenusi Marques. Ainda de acordo com a diretora, o processo formativo teve o papel fundamental de levar a cada comunidade do estado de Pernambuco, a Marcha das Margaridas.

Para isso, foi importante o envolvimento de cada mulher que participou das três etapas de formação. Foram elas as responsáveis por reproduzir na base a vivência dos cursos. “E, mesmo tendo a reforma da Previdência aprovada chegaremos à Brasília reafirmando que seremos resistência, e que a nossa luta vai continuar”, conclui otimista.

O curso também terá uma roda de diálogo com a participação de representantes da Mídia Ninja e do Brasil de Fato, que abordará o papel da comunicação na disputa de narrativas. A ideia é fazer com que as mulheres discutam sobre os instrumentos de comunicação alternativa e seu papel diante da disputa ideológica vivida pela sociedade brasileira.

“Diante de todos os desafios vividos, estou muito otimista e com a certeza de que não estou sozinha, somos milhares de Margaridas nesse Estado e no Brasil que vão marchar sem medo e com o mesmo objetivo. Estaremos denunciando, resistindo e mostrando para esse desgoverno a força que tem as mulheres trabalhadoras rurais. Seguiremos em Marcha até que todas sejamos livres”, afirmou Diafra.



FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAPE



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico