A Contag promoveu nesta semana dois encontros com o objetivo de fortalecer o movimento sindical na área administrativa e fiscal, em Brasília. O Encontro Nacional de Conselheiros Fiscais das Federações teve o objetivo de melhorar e qualificar a atuação política das lideranças no movimento sindical. Já o Encontro Nacional de Contadores e Tesoureiros apresentou a cartilha de contabilidade sindical.
O Encontro dos Conselheiros Fiscais abordou temas relacionados à legislação, à uniformização nas prestações de contas, convênios e contratos com órgãos públicos. Para o secretário de Administração e Finanças da Contag, Juraci Souto, o evento ajudou a fortalecer o movimento sindical. "Os conselheiros fiscais farão parte da construção de um projeto político financeiro proposto pelo programa nacional", explicou.
O evento é resultado dos encontros do Programa Nacional de Fortalecimento das Entidades Sindicais que aconteceram ano passado. A proposta é que os conselheiros fiscais de cada federação multipliquem as informações nos sindicatos estaduais.
Cartilha sindical
Durante o Encontro Nacional de Contadores e Tesoureiros, foi apresentada a cartilha de contabilidade sindical. A cartilha ensina como fazer a contabilidade sindical, apresenta leis e portarias que regulamentam o trabalho e dá dicas sobre os fundamentos contábeis.
Juraci Souto disse que as ações fazem parte de um projeto maior que pauta o trabalho do movimento sindical. "Propomos um plano de conta padronizado, que vai desde a Contag até os sindicatos", contou. "Se não houver esse processo de abertura, de transparência, dificilmente a gente fortalece o nosso sindicato". Juraci acrescenta que é fundamental a construção de uma relação de confiança entre os que pagam e os que fazem gestão do recurso.
Até o final do ano, serão realizados cerca de 250 encontros nos pólos sindicais de todo o País.
Fonte: Agência Contag de Notícias