Realizado no marco do Ano da Mulher Rural, o I Encontro das Mulheres Rurais do Mercosul – Cooperativismo Instrumento para Autonomia Econômica das Mulheres reúne representantes de seis países do Mercosul ampliado (Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile e Colômbia) nos dias 18 e 19 de outubro, em Medianeira/PR. A atividade é coordenada pela União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) e pela Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul (REAF). A CONTAG está sendo representada no evento pela secretária de Mulheres, Mazé Morais.
A organização deste evento teve início em março de 2018, em Colonia Iguazu, no Paraguai, durante o Encontro Preparatório da Agenda de Cooperativas, Agricultura Familiar e Associativismo do MERCOSUL. Na ocasião, um dos encaminhamentos aprovados foi a realização de um encontro regional, fortalecendo a agenda de gênero da região e sua inserção no Decênio da Agricultura Familiar.
Portanto, o encontro visa fazer o intercâmbio de experiências cooperativas de mulheres e jovens rurais, visando evidenciar na agenda política da região as autonomias econômica, física e participativa deste público. Por outro lado, o evento contará com experiências de comercialização, negócios sustentáveis, inovação e mostra de tecnologias alternativas de produção.
“A CONTAG não poderia deixar de participar e contribuir com esse importante encontro, que está discutindo a importância da participação das mulheres no cooperativismo e em espaços decisivos. A agricultura familiar brasileira só ganha com o fortalecimento do cooperativismo e as mulheres também. Uma das grandes bandeiras das trabalhadoras rurais e um dos pontos da pauta da Marcha das Margaridas é a luta pela autonomia econômica, trabalho e renda das mulheres. Tenho certeza que vamos sair com importantes encaminhamentos nesses dois dias de debates com as companheiras no âmbito do Mercosul ampliado”, avaliou Mazé Morais, secretária de Mulheres da CONTAG, que aproveitou a oportunidade para falar da construção da Marcha das Margaridas 2019, que será realizada em agosto do próximo ano, abrindo um diálogo com as companheiras dos países vizinhos. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi