Reconhecer e valorizar a história de lutas e conquistas do MSTTR por meio do protagonismo dos trabalhadores e trabalhadoras rurais da terceira idade. Essa é a ênfase do Encontro Estadual da Terceira Idade, que será realizado de 24 a 25 de novembro, no Centro de Formação de Agricultores/FETAGRO, em Ji-Paraná.
Promovido pela FETAGRO, por meio da Secretaria de Políticas Sociais, o encontro reunirá cerca de 50 trabalhadores (as) rurais na agricultura familiar da terceira idade e idosos(as), ligados aos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, em todas as regiões do Estado, para momentos de reflexão, debate, troca de experiências e confraternização.
De acordo com o secretário de Políticas Sociais, Ecimar Viana, análises, trabalhos em grupo, partilha de saberes e experiências com estes sujeitos do campo permitirão uma rica avaliação da trajetória do movimento sindical, uma vez que estes alicerçam o MSTTR.
Ecimar destaca ainda que o encontro também tem o compromisso de ampliar as discussões sobre sucessão rural e a sucessão sindical, considerando o âmbito político. O dirigente coloca a pergunta “Que movimento sindical iremos construir para os próximos anos?” como norteadora para as discussões e como instrumento para as deliberações e ações da Federação e Sindicatos para a efetivação de ações político-sindicais. Estas atividades devem ocorrer no primeiro dia.
Mas o encontro também objetiva proporcionar aos nossos mais velhos militantes, momentos de lazer e confraternização. No segundo dia, todos se deslocarão para o Parque Aquático Tracoá, para momentos de diversão com banho de piscina, rodas de conversa e bailão. FONTE: Assessoria de Comunicação FETAGRO - Luciane Machado