Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
LUTA DA JUVENTUDE
Encontro Estadual de Jovens debate a conjuntura, eleições e o Programa Jovem Saber no Espírito Santo
WhatsApp

20 de Setembro de 2018



TEMAS RELACIONADOS:
luta da juventude


Com a missão de formar e capacitar a juventude rural do Espírito Santo, a FETAES, CONTAG e STTRs realizam nesta semana o Encontro Estadual de Jovens Rurais no município de Fundão (ES). Mais de 50 jovens capixabas debateram a atual conjuntura política e social do Brasil e do estado, além de dialogar sobre o Programa Jovem Saber e sobre a importância da participação da juventude nas eleições de 2018. No segundo dia do encontro, foi realizada uma mesa redonda na qual coordenadores e ex-coordenadores de Jovens da FETAES e da CONTAG puderam expor suas experiências para os jovens presentes. Para a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon, a presença do jovem do campo nos espaços de produção e decisão - seja no trabalho de base, no sindicato e até mesmo na política - é fundamental. “Tivemos debates relevantes sobre o Congresso temático que será realizado no estado em novembro, com a importância da participação e organização da juventude, do cumprimento da cota de 20% de jovens, de estudar o documento base do congresso. Também elaboramos uma carta de compromissos da juventude participante desse encontro, que foi uma oportunidade maravilhosa para que a juventude da base se reconheça cada vez mais como sujeitos políticos de muita importância para o fortalecimento do nosso movimento sindical”, afirmou Mônica Bufon.
O atual presidente da FETAES, Júlio Mendel, já foi coordenador de Jovens da Federação no período de 2005 à 2009 e relatou a importância do trabalho do movimento sindical para a conscientização sobre a participação da juventude. ”Quando eu era bem jovem e não entendia a importância da juventude nos processos de decisão, cheguei a pensar que era melhor meu pai vender nossa rocinha. Posteriormente percebi como estava pensando errado e através da busca de informação pude ajudar mais minha família. Hoje contribuo ao máximo para incentivar o jovem a permanecer no campo.”
Troca de experiências O coordenador de Jovens da FETAES no período de 2010 a 2013, Clébio Brambati, afirmou: “Deixo meu relato aqui pra vocês jovens, que minha caminhada se deu início pelo conhecimento obtido no Programa Jovem Saber. A partir dali, fiz diversos cursos de formação e entrei na vida sindical, hoje estou também na vereância em Guarapari. Reafirmo que é de extrema importância que o jovem do campo tenha que ocupar os espaços públicos”. Para Ranielle Bianchi, coordenadora de Jovens da FETAES no período de 2014 a 2017, ”através das políticas públicas minha família pode investir de uma maneira sustentável na nossa propriedade. Por isso o jovem tem que participar do processo político e escolher bem em quem vai votar. Escolher quem realmente se preocupa com a agricultura familiar”, destacou. A atual coordenadora de Jovens da FETAES, Taiza Medeiros, compartilhou que “depois que participei de formações realizadas pelo Sindicato, pela FETAES e pela CONTAG, minha vida praticamente mudou. Antes eu era muito tímida e tinha uma certa vergonha em me comunicar. Agora tenho orgulho de contar as pessoas minhas experiências e aprendizados. Sei também que quando acabar esse período que estou na coordenação de jovens da FETAES, poderei voltar para minha cidade e ajudar minha família com o conhecimento que adquiri nesse processo".

FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto com informações da Assessoria da FETAES



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico