Com a missão de formar e capacitar a juventude rural do Espírito Santo, a FETAES, CONTAG e STTRs realizam nesta semana o Encontro Estadual de Jovens Rurais no município de Fundão (ES). Mais de 50 jovens capixabas debateram a atual conjuntura política e social do Brasil e do estado, além de dialogar sobre o Programa Jovem Saber e sobre a importância da participação da juventude nas eleições de 2018. No segundo dia do encontro, foi realizada uma mesa redonda na qual coordenadores e ex-coordenadores de Jovens da FETAES e da CONTAG puderam expor suas experiências para os jovens presentes. Para a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon, a presença do jovem do campo nos espaços de produção e decisão - seja no trabalho de base, no sindicato e até mesmo na política - é fundamental. “Tivemos debates relevantes sobre o Congresso temático que será realizado no estado em novembro, com a importância da participação e organização da juventude, do cumprimento da cota de 20% de jovens, de estudar o documento base do congresso. Também elaboramos uma carta de compromissos da juventude participante desse encontro, que foi uma oportunidade maravilhosa para que a juventude da base se reconheça cada vez mais como sujeitos políticos de muita importância para o fortalecimento do nosso movimento sindical”, afirmou Mônica Bufon.
O atual presidente da FETAES, Júlio Mendel, já foi coordenador de Jovens da Federação no período de 2005 à 2009 e relatou a importância do trabalho do movimento sindical para a conscientização sobre a participação da juventude. ”Quando eu era bem jovem e não entendia a importância da juventude nos processos de decisão, cheguei a pensar que era melhor meu pai vender nossa rocinha. Posteriormente percebi como estava pensando errado e através da busca de informação pude ajudar mais minha família. Hoje contribuo ao máximo para incentivar o jovem a permanecer no campo.”
Troca de experiências O coordenador de Jovens da FETAES no período de 2010 a 2013, Clébio Brambati, afirmou: “Deixo meu relato aqui pra vocês jovens, que minha caminhada se deu início pelo conhecimento obtido no Programa Jovem Saber. A partir dali, fiz diversos cursos de formação e entrei na vida sindical, hoje estou também na vereância em Guarapari. Reafirmo que é de extrema importância que o jovem do campo tenha que ocupar os espaços públicos”. Para Ranielle Bianchi, coordenadora de Jovens da FETAES no período de 2014 a 2017, ”através das políticas públicas minha família pode investir de uma maneira sustentável na nossa propriedade. Por isso o jovem tem que participar do processo político e escolher bem em quem vai votar. Escolher quem realmente se preocupa com a agricultura familiar”, destacou. A atual coordenadora de Jovens da FETAES, Taiza Medeiros, compartilhou que “depois que participei de formações realizadas pelo Sindicato, pela FETAES e pela CONTAG, minha vida praticamente mudou. Antes eu era muito tímida e tinha uma certa vergonha em me comunicar. Agora tenho orgulho de contar as pessoas minhas experiências e aprendizados. Sei também que quando acabar esse período que estou na coordenação de jovens da FETAES, poderei voltar para minha cidade e ajudar minha família com o conhecimento que adquiri nesse processo".
FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto com informações da Assessoria da FETAES