Após 3 dias de debates importantes para o MSTTR, encerrou hoje o Coletivo de Política Agrícola da CONTAG. Para David Wylkerson, secretário de Política Agrícola da CONTAG, o encontro superou as expectativas. “Contamos com a presença de 22 estados, o que foi um aspecto bastante positivo, reconhecido e valorizado por toda a direção da CONTAG e por todos os presentes.” Entre outros temas, neste último dia do Coletivo foi feito um balanço da execução, demandas e perspectivas com relação ao Programa Nacional de Habitação Rural. “A partir dessa avaliação, vamos construir nosso plano de trabalho para, a partir do ano que vem, consolidar e aperfeiçoar o programa em todos os estados”, explica David. Ontem (5), foram avaliados o funcionamento e monitoramento da DAP o plano safra 2012/2013. Foram debatidos também os ajustes necessários para o próximo plano safra 2013/2014, observando principalmente os problemas e entraves relacionados aos agentes financeiros. “
O tema da Negociação das Dívidas do Crédito Rural na Agricultura Familiar abordou o balanço das negociações, as medidas em curso (leis, decretos, resoluções), as dificuldades na implementação das negociações e as estratégias de ação.
O primeiro dia (4), foi dedicado à apresentação do Acordo de Cooperação técnica entra a CONTAG e o MPA e representantes do ministério apresentarão a conjuntura e organização do setor pesqueiro e aquicultura no Brasil e no mundo, ações prioritárias da pasta, além de políticas, programas e recursos destinados à área. A abertura contou com a presença do presidente da CONTAG, Alberto Broch, e do secretário de Meio Ambiente da CONTAG, Antoninho Rovaris. O próximo Coletivo ficou agendado para acontecer entre 3 e 5 de dezembro deste ano, quando será consolidado o que foi debatido e projetar as ações para 2014. FONTE: Imprensa CONTAG - Julia Grassetti e Lívia Barreto