Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MARANHÃO
Empossada a nova Diretoria da FETAEMA (gestão 2020/2024)
WhatsApp

29 de Julho de 2020



TEMAS RELACIONADOS:
maranhão

Empossada de forma virtual, a nova Diretoria da FETAEMA é paritária e será presidida pela primeira vez nos 48 anos da organização rural maranhense, por uma mulher!

Com a presença de importantes representações do Sistema CONTAG, dos Movimentos Sociais, das Centrais Sindicais, de Lideranças, de Partidos Políticos, de Universidades, de Parlamentares e do Governo do Estado do Maranhão, tomou posse esta semana, a nova Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e respectivas suplências da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (FETAEMA), gestão 2020-2024. A Federação do Maranhão é a primeira Federação do Sistema CONTAG a realizar um processo eleitoral de forma virtual (Conselho Deliberativo para a Aprovação da Eleição e o Congresso Eleitoral), e ainda o Ato de Posse, atendendo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), inclusive toda a nova Diretoria fez o teste de Covid-19 antes da cerimônia de posse. A FETAEMA também seguiu as orientações jurídicas aplicadas a esse período de pandemia do novo coronavírus.

A nova Diretoria da FETAEMA é paritária (divisão igual de cargos entre homens e mulheres) e tem como presidenta, Angela Silva, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo, nos 48 anos da Federação maranhense.

“O que nos motiva a não desistir é saber que não estamos sozinhas(os). Temos muitas pessoas na luta em prol das(os) trabalhadoras e trabalhadores rurais. É fundamental identificarmos o que nos unifica, para pautarmos junto aos órgãos governamentais, políticas públicas que levem dignidade ao meio rural. Estamos aqui e nos colocamos à disposição para continuar a caminhada e buscar a unidade entre o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), as organizações e movimentos sociais do campo”, disse emocionada a nova presidenta da FETAEMA, Angela Silva.

Angela Silva encerrou seu discurso agradecendo a todas e todos que fizeram parte da sua trajetória política, em especial a sua mãe como referência de luta pela terra na região do Mearim e ao seu filho e ao seu companheiro pela compreensão e apoio permanente.

O presidente da FETAEMA (2012-2020), Francisco de Jesus Silva (Chico Miguel), agradeceu a todos(as) que nos seus dois mandatos, o ajudaram a cumprir várias ações que trouxeram melhorias aos trabalhadores e trabalhadoras rurais do Maranhão. “Foram oito anos à frente da FETAEMA com a missão de: Retomar a luta por uma Reforma Agrária real, ampla e massiva, alicerçada no desenvolvimento sustentável dos assentamentos; o fortalecimento da organização sindical a partir do efetivo acesso às políticas públicas de melhoria da qualidade de vida, trabalho e geração de renda no campo; o combate aos desvios de conduta ética na atuação político-sindical; a implementação do orçamento participativo como política de democratização da gestão e autosustentação do MSTTR, avançando na consolidação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Muito obrigado a todas e todos que nos ajudaram a cumprir essa valiosa missão”, pontuou Francisco de Jesus Silva (Chico Miguel).

O governador do Estado de Maranhão, Flávio Dino, destacou a forte representação da FETAEMA, e a parceria permanente entre a Federação e o governo do Estado.

“É uma grande alegria participar desse ato de posse da nova Diretoria da FETAEMA e poder cumprimentar as(os) líderes de todas as regiões do nosso estado que fazem a história desse importante Movimento do Maranhão, que é o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. Agradeço ao Chico Miguel, este companheiro no qual eu sempre tive uma relação de muita fraternidade, muito diálogo, muita colaboração. E à nova presidente da FETAEMA, Angela Silva, desejo que você tenha uma gestão empunhando muito fortemente a bandeira do combate a desigualdade, pois essa é a bandeira central para que haja bem viver. Para isso precisamos percorrer dois caminhos, o caminho da educação e da produção...Muito sucesso!”, firmou o governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino.

A presidenta do Partido dos Trabalhadores (PT) e deputada federal pelo PT/PR, Gleisi Hoffmann, falou sobre o preconceito sofrido pelas mulheres, trazendo um recorte especial sobre as rurais. “A mulher trabalha muitas vezes mais na carga horária, mas ganha menos e tem menos direito. Com a trabalhadora rural acontece o mesmo! A carga horária é grande com trabalho na lavoura, na casa e ainda cuidando dos filhos. Apesar da invisibilidade, nós temos avançado e conseguimos alcançar muitos direitos, como a aposentadoria rural. E hoje, mesmo com esse Governo da desconstrução que está no Brasil, seguiremos travando a luta pelas mulheres e pela classe trabalhadora. Parabéns Angela Silva! Parabéns à nova Diretoria (Paritária) da FETAEMA!”, pontuou a parlamentar e presidenta do PT.

Antes de empossar a nova Diretoria da FETAEMA, o presidente da CONTAG, Aristides Santos, agradeceu a todas(os) que contribuíram com a gestão da FETAEMA até 2020, destacando que a Federação do Maranhão sempre cumpre com as deliberações congressuais do Sistema CONTAG. Para a nova Diretoria, que tem como presidenta Angela Silva, Aristides ressaltou a maturação do Sistema CONTAG, em especial, a FETAEMA, no que se refere o “direito das mulheres chegarem aonde elas quiserem e não aonde os homens querem que elas cheguem”. Sobre a nova presidenta, Aristides acrescentou: “Tive a honra de trabalhar com a Angela em uma gestão da CONTAG, aonde ela mostrou sua capacidade de interação, de negociação, seu jeito simples, mas um jeito muito forte quando defende as suas convicções e as causas da classe trabalhadora e feministas”, ressaltou o presidente da CONTAG.

Nova Diretoria da FETAEMA (gestão 2020-2024)

Diretoria Executiva

Ângela Maria de Sousa Silva - Presidenta

Rosmarí Barbosa Malheiros - Secretária Geral

Francisco de Jesus Silva (Chico Miguel) - Secretário de Finanças e Administração

Edmilson Costa da Silva - Secretário de Política Agrária

Ligia Daiana Pereira Alves - Secretária de Política Agrícola

Antônio da Conceição da Silva (Sorriso) - Secretário de Meio Ambiente

Jonilson Do Nascimento Amarante - Secretário de Formação e Organização Sindical

Nilvane Dos Santos Nascimento - Secretária de Políticas Sociais e Terceira Idade, Idosos e Idosas Rurais Agricultores E Agricultoras Familiares

Gersina Viera Silva - Secretária de Mulheres

Geová de Oliveira Goes - Secretário de Jovens

Conselho Fiscal

Bertolina Celia Martins Soares (Lina)

Jose Barto De Jesus Ribeiro (Barto)

Kessia Pereira Felix

Luiz Gonzaga Santos (Gonzaga)

Suplentes Da Diretoria Executiva

Vice-Presidente - Camélia dos Santos Casas Novas

Secretária Geral - Lívia Karla do Vale Rocha

Secretário de Finanças E Administração - Francisco Da Silva

Secretário de Política Agrária - Paulo Coelho dos Santos Silva

Secretária de Política Agrícola - Joana Costa Cunha

Secretário do Meio Ambiente - Francisco Lima Do Vale

Secretária de Formação e Organização Sindical - Getúlio Ferreira Quincas

Secretária de Políticas Sociais e Terceira Idade, Idosos e Idosas Rurais Agricultores E Agricultoras Familiares - Ione Correa Nunes

Secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais Agricultoras Familiares - Antônia Leal

Secretário de Jovens Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares - Cleudivan de Morais Santos

Suplentes Do Conselho Fiscal

Maria Francisca do Nascimento Mesquita

Nivaldo Vilaça Lima

Joyce Morais Souza

Joaquim Lourenço de Miranda FONTE: Comunicação FETAEMA



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico