Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RONDÔNIA
Empoderadas, margaridas seguem em marcha por igualdade de condições
WhatsApp

23 de Agosto de 2016



TEMAS RELACIONADOS:
rondônia



Força. Coragem. Aprendizado. Companheirismo. Luta. Determinação. Essas são algumas palavras que resumiram o que significou a Plenária de Mulheres Trabalhadoras Rurais de Rondônia para cada mulher participante.

A Plenária reuniu cerca de 80 trabalhadoras rurais dirigentes dos STTRs de municípios de todo o Estado, filiados à FETAGRO, para em três dias debaterem, refletirem e deliberarem por ações que assegurem que as margaridas sigam em marcha por igualdade de condições, na convicção de que a luta é todo dia.

A atividade teve como principal objetivo realizar um balanço político da participação das mulheres no movimento sindical rural rondoniense, ao longo de seus 23 anos, com vistas a fortalecer a organização e incidência delas. E, também, em preparação ao VIII Congresso da FETAGRO (CONFETAGRO) e ao 12º Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNTTR).



Momentos marcantes foram vividos durante a Plenária, como o resgate a história de lutas das agricultoras no movimento sindical. Conduzido pela secretária de mulheres da CONTAG, Alessandra Lunas, e pela secretária da FETAGRO, Izabel de Oliveira, o encontro trouxe ex-dirigentes da Federação que recordaram e reafirmaram a história de luta, as conquistas e os desafios para fortalecer a organização e atuação das mulheres no movimento sindical e na conquista de políticas públicas específicas.

Elas aprofundaram o debate sobre a adoção da paridade de gênero em todas as instâncias deliberativas do movimento sindical, construindo estratégias para sua implementação qualificada. Analisaram a situação das mulheres na agricultura familiar e apontaram diretrizes a partir de seus olhares para o desenvolvimento rural com a valorização e reconhecimento da agricultura familiar. Observaram os impactos e desafios para o MSTTR, especialmente para as mulheres, ao fazerem uma análise crítica sobre a conjuntura política, econômica e social do país.



“É muito valioso esse resgate da importância do papel da mulher na luta política sindical. Todo diálogo, toda troca de experiências e de saberes contribuiu para a identificação das mulheres dirigentes e de seus anseios; bem como nos estimulou a seguir na busca por direitos, pela igualdade, autonomia e liberdade”, avaliou Alessandra Lunas.

Izabel de Oliveira agradeceu a todas pela participação, mas principalmente as parabenizou por suas histórias. Por suas lutas dedicadas ao movimento sindical, ao fortalecimento da agricultura familiar e à conquista de dignidade no campo. Encerrou a Plenária ressaltando o lema da Plenária - Margaridas em marcha por igualdade de condições. A luta é todo o dia. - e o protagonismo de todas. “Saímos desta plenária ainda mais empoderadas para nossas ações política sindicais. Ainda mais decididas e determinadas. Ainda mais convictas de que temos condições, em igualdade, de fazer pelo nosso Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário e de contribuir, de forma decisiva, nos diferentes espaços políticos e sindicais que venham oportunizar melhores condições de vida e trabalho no campo. Pela segurança e soberania alimentar. Pela democracia. Pela justiça social.”, falou a secretária.

Mudas e sonhos



Ao final, todas as margaridas anexaram, de forma escrita, um sonho a uma muda de essências florestais e fizeram a troca com outra companheira. Todas levaram as mudas para serem plantadas e cuidadas, para que cresçam e dêem frutos; assim como o sonho de cada uma.

FONTE: Assessoria de Comunicação FETAGRO - Luciane Machado



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico