Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
12º CONGRESSO DA CONTAG
Emoção, unidade e presença de Lula marcam a abertura do 12º Congresso da CONTAG
WhatsApp

13 de Março de 2017


Rafael Fernandes
TEMAS RELACIONADOS:
12º congresso da contag

O 12º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (12º CNTTR) começou com muita empolgação e com muita alegria. São 53 anos de história da CONTAG e esse congresso cumpriu a deliberação de efetivar a paridade de gênero na participação de delegados e delegadas e na composição da nova Diretoria para a Gestão 2017-2021. A presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também provocou muita emoção às mais de duas mil pessoas de todo o País, que participaram da abertura do 12º CNTTR, na noite desta segunda-feira (13), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

A solenidade de abertura também contou com a presença de toda a Diretoria da CONTAG, das Federações e dos Sindicatos filiados, bem como de muitas personalidades, como o presidente da Confederação Nacional dos Assalariados e Assalariadas Rurais (CONTAR), Antonio Lucas Filho; do secretário geral da Regional Latino-Americana da União Internacional dos Trabalhadores na Alimentação (Uita), Gerardo Iglesias; do secretário geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo Ulrich Steiner; deputados(as) federais; senadores(as); representantes do Governo do Distrito Federal; do presidente da CUT, Vagner Freitas; do presidente da CTB, Adilson Araújo; de representantes da Via Campesina e de outras organizações do Campo Unitário; de prefeitos; vereadores; de representantes do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola para América Latina e Caribe (FIDA), entre outros convidados e convidadas.



“Esse congresso é resultado de uma longa jornada de trabalho, construímos um grande debate nacional, envolvendo as lideranças, e fizemos uma profunda reflexão política. Este congresso marca a mudança na trajetória de luta da CONTAG: depois de mais de 50 anos de luta conjunta, os agricultores e agricultoras familiares e assalariados e assalariadas rurais agora contam com dois sistemas de organização sindical. É por essa razão que vamos trabalhar com coragem e compromisso para avançar na defesa dos agricultores e agricultoras familiares brasileiros(as)”, destacou o presidente da CONTAG, Alberto Broch.

O dirigente também fez referência ao atual momento político e econômico nacional. “Vejo com tristeza e indignação o que vem acontecendo no nosso país, uma profunda crise política e ameaça à nossa jovem democracia. Outro desafio é impedir que os deputados e deputadas façam o Congresso Nacional retroagir, com a tentativa da venda das terras públicas para os grandes fazendeiros daqui e do exterior, através de uma medida provisória. Os maiores patrimônios de um país são o seu povo e o seu território”, defende Broch.

Aproveitando a presença do presidente Lula, Alberto Broch reconheceu os avanços obtidos pela agricultura familiar nos Governos Lula e Dilma, com políticas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), habitação rural, Luz para Todos, Pronaf, entre outras.

Broch destacou, ainda, o avanço na organização da juventude, das mulheres e da terceira idade, e o avanço com a garantia da paridade de gênero em todas as instâncias do MSTTR. “Vamos fortalecer a nossa organização, valorizando a democracia interna, a transparência e a nossa capacidade de mobilização. Vamos reconhecer e valorizar a importância dos sujeitos do campo. Nesta caminhada, percebemos que muito já foi feito e conquistado. Não vamos parar de lutar enquanto houver pobreza e injustiça no campo. Podemos afirmar que a unidade na diversidade é um amadurecimento das forças políticas que compõem esse movimento, exemplo disso está na conquista de uma chapa única para as eleições da CONTAG. Porém, não podemos perder a capacidade de promover mudanças para fortalecer o nosso MSTTR. Viva a CONTAG! Viva o 12º CNTTR!”, reforça o presidente da CONTAG.

EFETIVAÇÃO DA PARIDADE

A secretária de Mulheres da CONTAG, Alessandra Lunas, iniciou o seu discurso fazendo uma calorosa saudação às mulheres trabalhadoras rurais e expressando sua solidariedade ao presidente Lula com a perda de sua companheira. “Marisa Letícia, presente!”. A dirigente destacou alguns dos grandes desafios colocados ao 12º CNTTR e às mulheres. “Um deles é o da maior confederação desse país de continuar avançando. E só nós, mulheres, sabemos o que significa o primeiro congresso da CONTAG paritário. Não é uma conquista de ontem. É uma conquista que nasceu do sonho de cada companheira. Essa entidade tem compromisso com a luta igualitária. Esse é um exemplo que a CONTAG está dando para as suas federações e sindicatos, que ainda nem cumprem o mínimo de 30% de mulheres em suas direções”, destacou Alessandra.

A secretária de Mulheres também fez referência às grandes ações realizadas no 8 de Março, quando as mulheres denunciaram o desmonte da Previdência Social. “Não tivemos medo de ir às ruas No 8 de Março foi lindo! Mostramos a nossa força. No entanto, foi vergonhoso ver um presidente golpista dizer que lugar da mulher é na cozinha e cuidando dos filhos. É de uma visão como essa que entendemos porque tanto retrocesso, porque não veem a classe trabalhadora como principal impulsionadora do desenvolvimento do País. A nossa Constituição está sendo rasgada. Fizemos a diferença todos esses anos nos Governos Lula e Dilma e é com essa força e ousadia que não abaixaremos a cabeça. Tenho certeza que em 2018 a esperança vai vencer o medo!”, reforçou a dirigente da CONTAG.



VALORIZAÇÃO DA LUTA DA CONTAG

O secretário geral da CNBB, Dom Leonardo, destacou a importância da CONTAG e da população rural. “Acho que do campo que virá uma nova ética e uma nova solidariedade. Gostamos de ajudar mutuamente e gostaria de lembrar o que o santo Papa vem insistindo: teto, trabalho e terra. É assim que a agricultura familiar gosta de trabalhar, viver e de ajudar os nossos irmãos e irmãs.”

Gerardo Iglesias, da Uita, também destacou a história de luta e organização sindical da CONTAG. “Muitos torciam por um congresso dividido, e a CONTAG mostra o seu amadurecimento político e sua unidade.”

Os presidentes das centrais sindicais CTB, Adilson Araújo, e da CUT, Vagner Freitas, destacaram os retrocessos vividos no país e denunciaram o desmonte da Previdência. As duas centrais reafirmaram a luta conjunta com a CONTAG por nenhum direito a menos.

LULA NO 12º CNTTR

O ex-presidente Lula emocionou a todos e todas com a sua presença no 12º CNTTR. Com um discurso empolgante, motivou os trabalhadores e as trabalhadoras rurais para a luta, para a unidade e para buscar mais avanços nas políticas sociais. Lula também relembrou os seus investimentos que fizeram o Brasil avançar no combate à pobreza, na diminuição das injustiças sociais e na valorização e fortalecimento da agricultura familiar. “Estava aqui lembrando da aprovação da Constituição em 88. O PT foi contra porque queríamos mais, mas assinamos porque queríamos participar desse importante momento. Ali aprovamos uma coisa que considerávamos um avanço que foi a inclusão dos agricultores e agricultoras familiares como segurados especiais no Regime Geral da Previdência Social, como também o benefício do BPC, que foi um avanço extraordinário. E hoje, as pessoas que ocupam cargos desse governo, não conhecem o que significa um salário mínimo na vida das pessoas que moram no interior desse país, que faz essas pessoas comerem pão, arroz e feijão todos os dias. Isso é investimento!”

Lula também relembrou dos benefícios gerados pelo programa Fome Zero. “Quando começamos com o programa Fome Zero, começamos com o valor de 50 reais. Criticavam muito, falavam que era esmola. Eu só queria começar e garantir ao pobre, à mulher e ao velho acordar e ter um pedaço de pão para comer. Se o povo comesse cimento eu faria estrada, mas o povo come pão. Com a barriga cheia, o povo vai trabalhar.”

Também falou de outras políticas e do poder de compra da população que sempre visou em seu governo. “Com o meu diploma primário, eu falo que para resolver o problema da Previdência é só gerar 22 milhões de empregos que o Lula gerou. Vocês lembram dos benefícios do PAA, do Luz para Todos, e me arrependo de não ter investido mais. A educação é o maior investimento que pode ser feito em um país, isso é dar igualdade de oportunidades. A inteligência não tem nada a ver com pobre ou rico. Eles querem diminuir o pouco de conquista que tivemos nos últimos anos. As pessoas querem ter o direito de comprar, querem entrar no supermercado para comprar e não ficar de fora só olhando. Estamos vivendo tempos difíceis porque estávamos acostumados a conseguir as coisas. Quem aprendeu a comer carne de primeira não quer voltar a comer carne de segunda. Quem está errado não é quem quer, está errado quem nega. Estão cortando tudo!”, reforçou Lula.

O companheiro Lula destacou, ainda, a importância da CONTAG na luta pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais brasileiros(as) e elogiou a entidade pela efetivação da paridade. “A CONTAG tem história, as mulheres rurais têm história, e quem tem história não pode aceitar retrocesso. Se trata da gente preparar o nosso povo contra os retrocessos. Que façam valer a trajetória de lutas de vocês, já conquistaram a paridade e que sirva de exemplo para as demais entidades”.



FONTE: Assessoria de Comunicação 12º CNTTR - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico