Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
TECNOLOGIA
Embrapa reforça atuação brasileira na África e Caribe
WhatsApp

13 de Janeiro de 2009

TEMAS RELACIONADOS:
tecnologia

O Haiti e os membros do Cotton-4, países africanos produtores de algodão, inauguram uma nova estrutura para projetos destinados a fortalecer as ações de cooperação técnica no eixo Sul-Sul, realizados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com recursos da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculadas aos ministérios da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento (Mapa) e Relações Exteriores (MRE), respectivamente.

Em fase de implantação, as ações de transferência de tecnologia no Haiti serão realizadas na fazenda Fond des Nègres, localizada no departamento de Nippes. A área, de propriedade do Ministério da Agricultura, Recursos Naturais e Desenvolvimento Rural (MARNDR) tem 23 hectares e funcionará como uma estação experimental. Até então no local havia lavouras de café e cacau. O projeto técnico prevê o plantio de arroz, feijão, milho e mandioca.

A previsão é de as atividades para o Haiti começarem neste trimestre. José Madeira, coordenador de cooperação internacional da Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da Embrapa, explica que ainda é preciso fazer a adequação de toda infraestrutura da Fond des Nègres.

A área precisa ter o solo drenado e receber o tratamento correto para receber as sementes. "O projeto prevê também a instalação de pequenos laboratórios e a aquisição de equipamentos de campo", comenta Madeira. "Enquanto essa parte da infraestrutura é feita, as equipes técnicas vão recebendo capacitação. É um projeto que, antes de tudo visa a produção de alimentos e que terá duração de até quatro anos", complementa o pesquisador da ARI.

África - Os países do Cotton-4 (formado por Benin, Burquina Faso, Mali e Chade) já estudam onde será a sede da estação experimental que abrigará as atividades propostas pelo programa proposto pela Embrapa e ABC, mas que também envolverá organizações brasileiras interessadas na produção de algodão - carro-chefe da economia dos quatro membros desse grupo.

O objetivo é fortalecer o sistema produtivo nesses países, que ainda enfrentam problemas como o número reduzido de variedades de algodoeiros (o que impossibilita o aumento da produtividade), controle de pragas e o manejo do solo. Devido ao manejo manual na maioria das lavouras, a qualidade do produto deixa a desejar. "Não queremos mudar o sistema de produção dos agricultores, mas sim possibilitar que se torne produtivo. Por isso se pretende acompanhá-los, entendê-los", diz José Madeira.

O importante nesta formatação de projetos é que os técnicos dos países receptores da cooperação - multiplicadores da tecnologia - vão realizar os treinamentos em suas realidades. Por isso a proposição das estações experimentais - o que não isenta de conhecerem como funciona o trabalho no Brasil. Mas esta metodologia, de acordo com Madeira aproxima técnicos, pesquisadores e agricultores, facilitando o entendimento das mudanças necessárias.

O novo formato desses projetos é resultado de uma discussão iniciada ainda no ano passado, quando pesquisadores da ARI e técnicos da ABC constataram a necessidade de construir programas mais extensos (em termos de duração) e que não tivesse como ponto básico apenas a formação de competências - fator importante e que terá continuidade. "O que se pretende é construir projetos que atinjam objetivos maiores, com propostas capazes de suprir o vazio tecnológico existente nos países em desenvolvimento", explica o coordenador de cooperação internacional da ARI, José Madeira. FONTE: Embrapa



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico