A distribuição de sementes para a agricultura familiar nos municípios do Sertão Central (CE) terá início a partir da primeira quinzena de janeiro. Ocorrerá logo após o abastecimento dos depósitos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) na região. Além da antecipação na entrega, outra novidade será a inclusão de manivas de mandioca, raquetes de palma e mais de 23 toneladas de mamona. Os grãos da oleaginosa chegarão aos pequenos produtores sem qualquer custo para os cadastrados.
Cajueiro anão - De acordo com o gerente interino da Ematerce na região Centro do Estado, agrônomo Araújo Félix Martins, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), o governo do Estado também inova com o fornecimento de 6 mil garfos para enxerto de cajueiro anão precoce e mais de 8 mil kg de arroz para áreas do Sertão Central onde ocorre o cultivo. O objetivo é estimular o agricultor a ampliar o plantio na próxima quadra chuvosa.
Com as boas perspectivas de inverno apontadas pela Funceme para 2008, a expectativa dos técnicos e do presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, é de que os 12 municípios que abrangem a macrorregião terão expressiva produção de grãos, auxiliarão significativamente na recuperação das mais 580 toneladas perdidas este ano. O amparo econômico no subsídio de 50% nos preços das sementes de feijão e milho contribuirá para o cumprimento da meta, segundo apostam.
Suportes agrícolas - O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Quixadá, Eronilton Buriti, ficou surpreso ao ser informado dos incentivos e da inclusão dos novos suportes agrícolas: as palmas, consideradas excelente forrageira para o semi-árido; a mandioca, que vem perdendo espaço pelo baixo valor no mercado; e as mudas de cajueiro, cujo cultivo assegura safra fora do ciclo convencional invernoso.
O representante sindical da categoria no município de Quixeramobim, Evandro Quirino, avalia a iniciativa como um avanço. Ambos apontam que, dessa forma, o governo demonstra que também está disposto a arriscar. Fez isso ao incluir 300 mil agricultores no plano emergencial para o próximo período. Buriti e Quirino ressaltam que isso evitará o êxodo rural e trará prosperidade. Juntos, eles representam mais de 15 mil famílias da agricultura familiar.
Saiba Mais:Municípios - Quixadá, Banabuiú, Choró, Ibaretama, Deputado Irapuan Pinheiro, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Senador Pompeu e Solonópole são assistidos pela Ematerce de Quixeramobim.
Quantidades - O Hora de Plantar distribuirá, em todo o Estado: 1.650 toneladas de milho híbrido; 145,5t de mamona; 566,45t de feijão; 24,67t de sementes de girassol; 1 milhão de toneladas de arroz; 300 mil mudas de cajueiro anão precoce; 13 mil m³ de maniva de mandioca; 45t de sorgo forrageiro; 10,2 milhões de raquetes de palma; 10 mil toneladas de cana.
Mais informações:Ematerce, Escritório Regional de QuixeramobimRua Monsenhor Salviano Pinto, 507, Centro(88) 3441. 4914 FONTE: Diário do Nordeste