Importante ato foi feito, hoje (20), em frente a Superintendência do Banco do Brasil, como programação do Grito da Terra Estadual e Marcha Estadual das Margaridas. A ação foi motivada pela dificuldade de diálogo entre a superintendência e os agricultores familiares, por muitas vezes representados pela FETAGRO e Sindicatos, e pela necessidade emergencial de respostas e ação da agência financeira às demandas da categoria.
Entre as principais reivindicações liberação do Pronaf e contratação de unidades habitacionais por meio do Programa Nacional de Habitação Rural.
A negociação, ocorrida entre a Comissão de Negociação e o Superintende Pio Gomes, trouxe resultados favoráveis. O presidente da FETAGRO, Fábio Menezes, avaliou como positiva e considerou que os pontos principais foram atendidos.
Entre os resultados estão:
A superintendência garantiu a retomada da liberação do Pronaf das linhas de investimento.
Está assegurado que não haverá aumento dos juros do Pronaf.
Às mulheres trabalhadoras rurais, no ato de abertura de conta, será ofertada a opção de “agricultora” no campo a ser preenchido com profissão.
A superintendência se comprometeu em dar prioridade, em todas as suas agências no Estado, para a contratação do Pronaf Jovem e Pronaf Mulher em 2015 e 2016.
Em relação a contratação de habitações rurais, o superintendente explicou que depende da decisão da agência nacional quanto ao quantitativo a ser disponibilizado. E, após ter acesso a essa informação, se comprometeu em marcar audiência com a Fetagro para externá-la e incluir a demanda vinda do movimento sindical.
FONTE: Assessoria de Comunicação FETAGRO- Luciane Machado