Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
FÓRUM SOCIAL DAS RESISTÊNCIAS
Em carta à sociedade, CONTAG e várias organizações apresentam a Frente Nacional Contra a Fome
WhatsApp

29 de Abril de 2022


Imagem ilustrativa
TEMAS RELACIONADOS:
CONTAG Frente Nacional Contra Fome FÓRUM SOCIAL DAS RESISTÊNCIAS
fórum social das resistências

Em carta à sociedade brasileira, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e várias organizações apresentam a Frente Nacional Contra a Fome, lançada no dia 28 de abril de 2022, durante a Assembleia de Convergência realizada no âmbito do Fórum Social das Resistências (FSR), em Porto Alegre-RS.

O documento destaca a preocupação das organizações em relação o aumento da fome no Brasil que registra hoje mais de 116,8 milhões de brasileiros e brasileiras sem acesso pleno e permanente à comida, de acordo com a Rede Pensan 2021.

Representando a CONTAG no lançamento, o assessor da Presidência da Confederação, Givanilson Porfírio (Gil) - afirma que “a Frente Nacional contra a Fome é uma articulação com ações estruturantes e emergenciais. Neste sentido, denuncia que a fome é um projeto político e econômico. E só voltamos ao vergonhoso mapa da fome da ONU porque as múltiplas estruturas de Estado e governo foram sistematicamente destruídas desde 2016. A Frente anuncia à sociedade e ao Governo que precisamos compreender e fortalecer o papel estratégico da agricultura familiar, camponesa, povos originários e demais povos e comunidades tradicionais, como também a agricultura urbana, em produzir alimentos saudáveis e sustentáveis”. E complementa. "Comida é antes de tudo memória, ancestralidade e um direito fundamental. Lutar contra as estruturas que geram e perpetuam a fome é um ato de justiça, democrático, solidário e de defesa da vida".

Assista AQUI o lançamento da Frente

No âmbito do FSR, a CONTAG também participa de uma grande agenda de atividades da reunião do Conselho Nacional de Saúde (CNS), com a contribuição do assessor de Políticas Sociais da CONTAG, Junior Ramix. Uma dessas atividades do CNS é a Roda de Conversa: Práticas Integrativas em Saúde (Pics) como práticas de resistência, que conta com a participação da assistente da ENFOC e terapeuta popular, Claúdia Maria.

Leia abaixo a Carta que anuncia a FRENTE NACIONAL CONTRA A FOME

A fome é o prato principal de milhões de pessoas no Brasil. A afirmação é comprovada pelo Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, desenvolvido pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede Penssan), divulgado em 2021. Indica que 55,2% dos lares brasileiros vivenciavam um cenário de insegurança alimentar, um aumento de 54% em relação a 2018, quando esse percentual era de 36,7%. São 116,8 milhões de brasileiros sem acesso pleno e permanente à comida. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a insegurança alimentar grave chegou a patamares perigosamente altos depois da pandemia de covid-19. Dados do Programa Mundial de Alimentos apontam que "2,4 bilhões de pessoas" no mundo sem acesso à alimentação adequada (report de agosto 2021). Antes eram 320 milhões de pessoas.

Tal realidade é resultado de um modelo econômico que coloca o lucro acima da vida dos seres humanos e do próprio planeta. No Brasil houve um agravamento nos últimos cinco anos e os índices têm piorado ainda mais na pandemia. Nesse contexto tem se aprofundado as violações sistemáticas dos direitos humanos e ambientais, a superexploração do trabalho e a perda de direitos trabalhistas e sociais, crescente omissão do papel do Estado na promoção de políticas públicas de bem estar social, aliança entre governo e interesses corporativos em detrimento dos interesses da vida e o enfraquecimento da democracia.

Povo com Fome, agronegócio com o lucro. Nos dias atuais, a realidade da situação de fome do povo brasileiro se contrasta com a realidade do agronegócio que a cada dia bate recordes financeiros e de produção. Esse contraste tem uma dimensão conjuntural e histórica. O processo de formação social e econômica do Brasil consolidou, por meio da violência contra os povos, uma estrutura agrária que prioriza o monocultivo, a concentração, a desigualdade e a destruição do meio ambiente, em detrimento de um modelo de agricultura centrado na produção de alimentos, na reforma agrária e na soberania alimentar.

Queremos um projeto popular para o Brasil no qual a democracia, a sustentabilidade, o desenvolvimento, a soberania, a solidariedade, o feminismo e a igualdade étnico-racial sejam pilares. Defendemos a Agroecologia, como ciência e movimento. Ela é o modelo ideal para alimentar o campo e a cidade, pois possibilita o enfrentamento da fome por meio de sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis. A partir do seu princípio fundamental, a produção de alimentos deve ser direcionada prioritariamente ao abastecimento do povo brasileiro. Bem como solucionar outras importantes questões socioeconômicas e ambientais graves.

A Frente Nacional Contra a Fome nasce nesse contexto de crise emergencial da pandemia para buscar formas de enfrentamento à fome, desde a base, atuando diretamente com as pessoas atingidas, ao Estado, ante o desmonte das políticas públicas de segurança alimentar, nutricional e hídrica. O nosso objetivo é enfrentar a fome em suas perspectivas estrutural e emergencial, a partir da educação, formação, mobilização e organização popular para uma agenda de convergência coletiva de ações diretas e de incidência política frente à insegurança alimentar e nutricional. Nesse sentido, a Frente é um espaço de educação e organização popular para juntos colocarmos “a fome num museu”, como diz o Emicida.

É preciso fortalecer uma agenda de defesa das políticas de emergências alimentares, ajudar na produção de reflexões-ação de um novo pacto civilizatório baseado na solidariedade e no compromisso com a transformação social e política do Brasil, construído de baixo para cima, no qual as pessoas que passam fome, que passam sede não serão vistas como vítimas ou beneficiárias, mas como sujeitos protagonistas das soluções de seus problemas. Acreditamos e apostamos em uma solidariedade ativa! Enfrentar a fome é necessário para a construção de um projeto popular para o Brasil!

Porto Alegre, 28 de Abril de 2022.

Fórum Social das Resistências - Ato na Assembleia Legislativa Mal. Deodoro

LISTA DE ORGANIZAÇÕES DA FRENTE

ABEFC - Articulação Brasileira de Francisco e Clara

Ação da Cidadania

Agentes de Pastoral Negros do Brasil - APNs

Banquetaço

CAMP - Escola de Cidadania

Campanha Gente é Pra Brilhar, Não pra Morrer de Fome

Ciranda Internacional de Comunicação Compartilhada

Colegiado de Presidentes dos Conselhos Estaduais de Segurança Alimentar e Nutricional - CPCE

Coalizão Negra por Direitos!

Coletivo Paracatuzum

Conferência Popular Nacional por Democracia, Direitos, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional

Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do RS

Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares - CONTAG

Instituto Hori - Educação e Cultura

Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras por Direito - MTD

Movimento dos Pequenos Agricultores - MPA

Movimento Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST

Movimento Nacional Fé e Política

Observatório das Metrópoles

Observatório de Segurança Alimentar e Nutricional de Sergipe

Observatório Popular da Cultura Alimentar da População Negra e dos Povos e Comunidades Tradicionais

OXFAM Brasil

Periferia Viva

REDEH - Rede de Desenvolvimento Humano

SEFRAS - Ação Social Franciscana FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes - Informações da Fórum Social das Resistências (FSR)



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico