Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
FÓRUM SOCIAL DAS RESISTÊNCIAS
CONTAG e várias organizações apresentam carta aberta à sociedade construída a partir do debate na Assembleia de Convergências: “Pela Vida e Contra a Fome”
WhatsApp

30 de Janeiro de 2022

TEMAS RELACIONADOS:
fórum social das resistências

O combate a fome e o direito humano a se alimentar devem ser pensados como parte de um projeto político que tenha como eixo central à promoção de um processo de inclusão social. Nessa perspectiva, a CONTAG e várias entidades organizadoras e participantes da - Assembleia de Convergências: “Pela Vida e Contra a Fome” - denunciam através de carta aberta ao povo que a fome é resultado do descaso do governo federal com a política nacional de abastecimento, a redução do orçamento para a agricultura e camponesa, a paralisação da reforma agrária, entre outros retrocessos. Portanto, o documento ressalta a urgência de pensar em um projeto político que derrote a fome, a miséria, as violências e a desigualdade, e traga de volta a esperança e a dignidade ao povo brasileiro. A carta aberta à sociedade da Assembleia de Convergências: “Pela Vida e Contra a Fome” foi lançada neste domingo (30 de janeiro), último dia da etapa virtual do Fórum Social das Resistências (FSR 2022).

“É preciso frisar com muita força o tema da fome. Não é possível dormirmos com consciência tranquila sabendo que mais de 20 milhões de pessoas passam fome todos os dias. Mas para trabalhar a temática da fome, precisamos falar sobre a produção e distribuição de alimentos; os retrocessos de direitos e políticas públicas neste atual governo federal; as enchentes e estiagem/seca provocadas pelos impactos ambientais; e a desigualdade social, que só será resolvida quando o Brasil investir em políticas públicas, educação e taxar as grandes fortunas”, destacou o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch, na Assembleia de Convergências: “Pela Vida e Contra a Fome”.

Assista AQUI a Assembleia de Convergências: “Pela Vida e Contra a Fome”

O FSR 2022 teve início na quarta-feira (26), por meio de plataforma virtual, devido aumento do número de casos e mortes por Covid-19 e outras variantes da influenza. Durante os cinco de dias do Fórum, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) colaborou com a construção de várias atividades: a Assembleia de Convergências: Paulo Freire, Democracia e Direitos Humanos; o painel o Papel da Mídia nos Processos Democráticos no Brasil e na América Latina; as atividades autogestionadas (Educação Popular e Comunicação e Educação, Mundo do Trabalho e Saúde); e a Rede Nacional Café com Paulo Freire para pensar e mudar o mundo.

“A CONTAG e a nossa Escola Nacional de Formação (ENFOC) somam força com as demais entidades do Fórum Social das Resistências para debater e pensar um Brasil com mais esperança, justiça social e dignidade. E a nossa estratégia passa pela organização da luta em defesa da democracia, pois só assim devolveremos os direitos da classe trabalhadora e reconstruiremos políticas públicas fundamentais para a população brasileira”, destaca Carlos Augusto Silva (Guto), que apresentou a experiência do itinerário da ENFOC, na Assembleia de Convergências: Paulo Freire, Democracia e Direitos Humanos.

Assista AQUI a Assembleia de Convergências: Paulo Freire, Democracia e Direitos Humanos

A etapa presencial do Fórum Social das Resistências está prevista para acontecer de 26 a 30 de abril, em Porto Alegre. O FSR 22 é uma ação articulada ao Fórum Social Mundial, a ser realizado em maio, na Cidade do México.

A CONTAG também integra o Fórum Social Pan-Amazônico (FOSPA) que a 10ª edição ocorrerá em Belém no período de 28 a 31 de julho de 2022.

Abaixo, você ler na íntegra a carta aberta à sociedade da Assembleia de Convergências: Pela Vida e Contra a Fome

FÓRUM SOCIAL DAS RESISTÊNCIAS 2022

Assembleia de Convergências: “Pela vida e contra a fome”.

As entidades organizadoras e participantes da Assembleia de Convergências: Pela vida e contra a fome vêm denunciar que a fome é um projeto político e resultado das mazelas geradas por um sistema social excludente e violador do direito fundamental à alimentação. A fome tem cor, gênero, raça e lugar. Atinge principalmente as populações de rua e das comunidades urbanas, população negra, povos originários, comunidades tradicionais quilombolas, pescadoras(es) artesanais, ciganas(os), quebradeiras de coco, comunidades de matriz africana, extrativistas, entre outras.

É fruto da injustiça social patrocinada pelo descaso do governo federal com a política nacional de abastecimento, de controle dos preços, da redução do orçamento para a agricultura e camponesa, da paralisação da reforma agrária.

É também do racismo estrutural, da violência contra mulheres, populações LGBTQIA+, crianças e adolescentes, pessoas idosas que contribuem para ficarem em situação de insegurança alimentar e fome, do desemprego e, principalmente, do desmonte das políticas e espaços públicos institucionais que fizeram do País uma referência mundial no combate à fome e à miséria, inclusive tirando-o do mapa da fome da ONU em 2014, para o qual vergonhosamente voltamos.

Partindo do pressuposto de que ninguém merece passar fome, de que gente é pra brilhar e ter seu direito fundamental à alimentação adequada e saudável respeitando, as entidades e participantes reiteram que alimento, água e terra não são mercadorias dispostas no mercado de especulação econômica. Comida tem a ver com cultura, tradição, ancestralidade e territorialidade e passa pela valorização do papel estratégico dos povos do campo, da floresta e das águas na sua produção sustentável. É o primeiro item da legitimidade da democracia.

Quem tem fome e sede tem pressa. Portanto, anunciamos a referida assembleia ensejou a construção de uma Frente Nacional contra a Fome e pela Soberania e Segurança Alimentar Nutricional, articuladora e articulada às diversas experiências e espaços que denunciam, formulam e empreendem ações de combate à fome e em defesa da vida.

Para dar sequência a essa construção, as entidades organizadoras irão convocar uma assembleia para o próximo mês de fevereiro a fim de ampliar a participação de sujeitos e entidades e aprofundar os passos necessários até a sua estruturação e apresentação da proposta de funcionamento e ações concretas durante o Fórum Social das Resistências e Fórum Social Mundial Justiça e Democracia a ser realizado em Porto Alegre no período de 26 a 30 de abril.

Ao mesmo tempo, as diversas organizações sociais do campo, da cidade, das águas e das florestas estarão em mobilização permanente em defesa dos direitos já conquistados, mas sobretudo, para derrotar o projeto da morte que está em curso no nosso país. A fome é um projeto político!

Portanto, a luta em defesa da vida passa pela revogação do congelamento nos investimentos públicos (EC 95/2016), pela retomada e com liberação de recursos substanciais às políticas públicas estratégicas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), pela retomada do Programa Bolsa Família (PBF) e suas estratégias vinculadas, pelo fortalecimento do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), pela imediata implementação da Lei Assis Carvalho II e demais programas e medidas emergenciais. Passa também pela restauração plena do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), com a reinstalação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), das Conferências Nacionais de Segurança Alimentar e Nutricional e pelo fortalecimento da agricultura familiar e camponesa, como também urbana a partir da produção agroecológica e orgânica.

Neste sentido, conclama toda a sociedade brasileira e todos(as) que têm sede e fome de justiça, a se juntar, nesta ação unitária e solidária, para lutar pela efetivação do direito à alimentação adequada e saudável para a maioria do povo brasileiro. Fome de direitos, oportunidades, cidadania, educação de qualidade, emprego e renda, moradia digna.

Essa convergência nos coloca o desafio histórico das nossas vidas e das nossas organizações para derrotar esse projeto de morte, violências e desigualdades reconstruindo a esperança e a dignidade da vida em primeiro lugar.

Porto Alegre, 30 de janeiro de 2022. FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico