Depois de 3 módulos, os alunos do Curso Estadual da Escola de Formação da CONTAG, ENFOC, chegam ao penúltimo dia de aula. O último módulo que iniciou segunda-feira (23/02) termina nessa sexta-feira (27/02).
Serão cinco dias de muito trabalho tendo como dinâmica a metodologia de aplicação do conteúdo programático, preparado nacionalmente, mas seguindo especificidades regionais.
Logo na abertura nessa segunda-feira (23/02) o grupo participou de uma mística. Na sequência a Coordenadora Estadual de Mulheres e da área de formação da federação, Agnes Weiwanko, deu o boa vindas à todos e falou um pouco da trajetória do curso.
A tarde os participantes apresentaram a tarefa intermodular onde produziram um trabalho com levantamento de dados do projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável.
Na terça-feira (24/02) pela manhã, o curso que está sendo ministrado no Centro de capacitação do Trabalhador Rural – CECATRU, na Fetaesc, contou com a participação do Diretor de Projetos Especiais – SC Rural, Ditmar Alfonso Zimath, da Secretaria de Estado da Agricultura.
Na quarta-feira (26/02) o grupo realizou uma visita pedagógica na cidade de Tijucas, Ca Comunidade conhecida como Estrada Bonita. O trabalho teve como objetivo oportunizar a apresentação de dinâmicas e rotinas de propriedades rurais, nesse caso, uma que cultive produtos diversificados. Na cidade ainda conheceram o sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tijucas, onde foram recebidos pela Presidente Ana Paula Ramos Martinengui.
Solenidade de Formatura
Nessa quinta-feira (26/02) acontece a solenidade de formatura de conclusão do curso com a entrega dos certificados. Logo cedo os educandos e educandas já estavam trabalhando no auditório. Avaliação da visita pedagógica, além de um retrato do panorama do Associativismo, Cooperativismo e Políticas Públicas, ministrado por Mario Botega, que trabalha na federação, são temas que serão abordados ao longo do dia.
O Assessor da Regional Sul da CONTAG, José Lourenço Cadona, auxilia nos trabalhos. Maria albina Nunes, do setor de Formação, também da suporte durante o terceiro e último módulo.
O que você leva do Curso Estadual da ENFOC?
Essa foi a pergunta que fizemos para alguns alunos do curso. Confira as respostas.
Dimoni Damazo de Sant’Ana – Presidente do sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três Barras.
“Levo muito aprendizado na bagagem de volta. Como é meu primeiro mandado a frente do sindicato desde que começou o curso já venho aplicando o que aprendo na pratica lá no nosso sindicato e tem me ajudado muito. Meu certificado quero pendurar na parece. Isso vai me ajudar muito não só na vida profissional mas sobre tudo pessoal”.
Celeste Slabiski – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaiópolis
“Eu achei muito importante por que todo conhecimento é importante em especial para nós que atuamos no Movimento sindical onde todos os dias surgem novas duvidas e nesse sentido o conhecimento, a informação é muito importante. Fiz novos amigos e amigas, conheci pessoas de todas as idades e isso é importante dentro do movimento, monde temos que valorizar o companheirismo”.
Vamour Cenzi – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Rio do Sul.
“Levo pra casa muitos bons assuntos. Eu nasci no mato e me criei na roça. Já vivi muito, mas não sabia que ainda tinha tanto para aprender. Eu agora quero contomuar participando das atividades da federação. Valeu muito, fiz amigos e amigas, e apesar da minha vasta experiência, aprendi muito e agora vou replicar esse aprendizado para nossos sócios. FONTE: Assessoria de Comunicação FETAESC - Beto Motta