Fortalecer o movimento de mulheres no estado e mobilizar trabalhadores e trabalhadoras rurais para a Marcha das Margaridas Nacional, que acontece em Brasília nos dias 21 e 22 de agosto, foram os principais objetivos da primeira Marcha das Margaridas do Piauí que aconteceu ontem (4), e contou com a participação de duas mil pessoas. Este ano a Fetag-PI decidiu não realizar o Grito da Terra regional, na tentativa de reunir o maior número de pessoas possível para esta mobilização.
"A Marcha aqui no Piauí foi construída com a Comissão Nacional de Mulheres. Nossa pauta de reivindicações foi definida em conjunto, depois de muitos encontros e debates", explica a coordenadora de mulheres da federação, Rosalina Alves. Além do combate à violência contra a mulher, outros temas foram incorporados à pauta de reivindicações, como agroecologia, moradias decentes para todos os trabalhadores rurais e soberania alimentar.
A pauta de reivindicação foi entregue no dia 29 de junho ao governador Wellington Dias, no Conselho Deliberativo da Fetag-PI. O movimento de mulheres do estado esperava a resposta ontem (4), mas por motivo de viagem, o governador não pôde comparecer à mobilização. Assessores do gabinete do governador informaram que a pauta de reivindicações foi distribuída para as secretarias afins e em breve dirigentes da Fetag-PI serão chamados a participar de reuniões.
A coordenadora nacional de mulheres da Contag e vice-presidente da CUT, Carmen Foro, participou da mobilização. "As mulheres trabalhadoras rurais piauienses, ao se unirem e lutarem por seus direitos, fortalecem a luta de todas as mulheres do país, principalmente das rurais", disse Carmen. Ela explicou ainda que a intenção da Marcha das Margaridas, seja estadual ou nacional, é criar um canal permanente de debate com o poder público. "O objetivo é fazer com que as mulheres do campo tenham seus direitos garantidos e suas reivindicações contempladas. Estamos contando com a força das mulheres do Piauí na Marcha das Margaridas Nacional", acrescentou.
Fonte: Emmanuelle Nunes Agência Contag de Notícias