O Ministério Público do Pará denunciou à Justiça 12 pessoas pelo crime contra uma adolescente no município de Abaetetubra. Em novembro do ano passado, o Conselho Tutelar da cidade encontrou a adolescente presa numa cela com 20 homens, onde disse ter sido obrigada a manter relações sexuais.
A promotora Ana Carolina Vilhena Gonçalvez denunciou cinco delegados, três agentes prisionais, três detentos e um investigador. Segundo informações da assessoria do Ministério Público do Pará, os crimes foram individualizados após apuração, pela promotora, da conduta de cada um dos denunciados. Eles responderão por lesão corporal, ameaça, estupro e tortura.
A denúncia foi protocolada na 3ª Vara Criminal de Abaetetuba. Os envolvidos serão interrogados e as testemunhas e vítima ouvidas. A promotoria requer também que a perícia psicológica seja concluída e anexada aos autos.
Na ocasião da descoberta da prisão ilegal da adolescente, a coordenadora da Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag e vice-presidente da CUT, Carmen Foro, se reuniu com a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire, a fim de pedir intervenção junto ao governo do Pará para a tomada imediata de providências. A ministra, quando esteve no estado, articulou o agendamento de uma reunião entre a governadora Ana Júlia Carepa e os movimentos sociais de mulheres do Pará. FONTE: Ciléia Pontes, com informações da assessoria de imprensa do MP/PA