A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) coordenou dois grandes acampamentos em Brasília desde a última segunda-feira (21) para duas importantes agendas: debater a educação popular e negociar a pauta da Reforma Agrária e da Agricultura Familiar. Hoje (25), os dois grupos irão se reunir em frente ao Museu da República, a partir das 8 horas, para sair em marcha e realizar alguns atos na Esplanada dos Ministérios.
Os principais pontos de reivindicação são:garantia dos R$ 32 bilhões ao Pronaf, recriação do MDA, garantias para a Assistência Técnica, assegurar contratação das 100 mil unidades de Habitação Rural e a melhoria de acesso aos créditos com juros menores e a garantia da retomada da Reforma Agrária.
O acampamento do 5º Encontro Nacional de Formação (5º ENAFOR) ficou concentrado no Centro Comunitário da Universidade de Brasília (UnB), com cerca de 900 pessoas. Já o Acampamento daSemana Nacional de Mobilização pela Reforma Agrária e Agricultura Familiar ficou localizado no estacionamento do Ginásio Nilson Nelson, com aproximadamente 600 trabalhadores e trabalhadoras rurais. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi