O terceiro dia do Seminário Nacional de Aprofundamento Temático sobre Desenvolvimento e Territorialidade foi aberto nesta quarta-feira (14) pelo presidente da Contag, Manoel dos Santos. Ele introduziu a discussão sobre os desafios e perspectivas de inserção do movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais (MSTTR) na política de territorialidade do País. "É fundamental que o Sistema Contag participe de forma organizada nos territórios rurais e que as lideranças sindicais intervenham nas conferências intermunicipais e sejam escolhidas para a Conferência Nacional", afirmou Manoel.
Para o secretário de Política Agrícola, Antoninho Rovaris, o MSTTR deve intervir nos territórios rurais para defender os eixos do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário da Contag (PADRSS). "Temos que trabalhar a partir de nossa realidade e das demandas concretas dos trabalhadores e trabalhadoras rurais." Rovaris também destacou a importância de se identificar os verdadeiros parceiros nos Conselhos Territoriais. "Não podemos trabalhar com a ótica de desenvolvimento centrado exclusivamente nas questões relativas ao meio rural", afirmou.
A secretária de Políticas Sociais da Contag, Alessandra Lunas, chamou a atenção para a necessidade de o MSTTR apresentar demandas qualificadas para as áreas de saúde e educação. "As políticas públicas do governo federal serão implementadas por meio dos territórios rurais. É por essa razão que temos que influenciar a agenda dos Conselhos Territoriais." Alessandra citou como exemplo os programas Saberes da Terra e Pronera.
Questão de Estado ‑ "A questão do desenvolvimento territorial tem de se transformar em política de Estado. Nós, do MSTTR, temos de levantar essa bandeira", afirmou o secretário de Política Agrária e Meio Ambiente, Paulo Caralo. Ele também considera fundamental demarcar com precisão o campo de alianças da Contag nos territórios. "Não podemos nos aliar aos inimigos históricos da reforma agrária e da agricultura familiar", defendeu.
O seminário continua na parte da tarde com o debate, em plenário, das propostas discutidas nos grupos de trabalho. O encerramento da atividade promovida pela Contag está previsto para esta quarta-feira..
Ronaldo de Moura
Agência Contag de Notícias