Nos dias 14, 15 e 16 deste mês, o Coletivo de Política Agrícola da Contag discute, na sede da entidade, em Brasília, temas de grande importância para a agricultura familiar, como a aplicação dos recursos do Plano Safra 2008/2009 e o funcionamento do Programa Mais Alimentos, anunciado pelo governo federal no início do mês.
Segundo o secretário de Política Agrícola da Confederação, Antoninho Rovaris, outro assunto de relevância é o da renegociação das dívidas. As federações se comprometeram a divulgar para os trabalhadores rurais as normas firmadas com o governo durante o GTB 2008, que vão facilitar a tomada de crédito para esta safra.
As entidades ligadas ao movimento sindical também pretendem fazer a divulgação do Plano Safra e incluir o governo nas discussões de melhoria do Programa de Garantia de Preço da Agricultura Familiar (PGPAF). "Avaliamos que os preços estão muito baixos e precisamos ter melhorias para dar mais garantias ao agricultor", afirma Rovaris.
Segundo ele, temas como cooperativismo de crédito, ampliação de cadeias produtivas e a proposta de inclusão na agricultura familiar no plano nacional de biodiesel do governo também fizeram parte das discussões do encontro.
O coletivo termina nesta quarta-feira (16), às 12h. Ao longo da manhã, o grupo debate temas como habitação rural e a participação do movimento sindical na Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontecerá em novembro no Rio de Janeiro.
"Esse evento tem grande importância porque nele teremos um seminário sobre o processo de desenvolvimento e de inclusão da agricultura familiar no Mercosul, programado pelas secretarias de Política Agrícola, Política Agrária e Relações Internacionais da Contag", conta o dirigente. FONTE: Danielle Santos