Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
ENTREVISTA
Diretora da OIT fala sobre Trabalho Escravo
WhatsApp

18 de Agosto de 2014

TEMAS RELACIONADOS:
entrevista



O combate ao trabalho forçado e escravo é tema de entrevista do Jornal da CONTAG com a diretora da Organização Internacional do Trabalho (OIT), do Escritório de Brasília, Laís Abramo. A diretora da OIT apresenta informações sobre projeto que está sendo desenvolvido no Brasil e no Peru e as expectativas com a parceria que está sendo firmada entre o órgão e a CONTAG.

- Qual é o objetivo do Projeto de Combate ao Trabalho Escravo?

O projeto da Organização Internacional do Trabalho “Consolidando e Disseminando Esforços para o combate ao Trabalho Forçado no Brasil e no Peru”, financiado pelo departamento de trabalho do governo dos Estados Unidos e que se iniciou em 2014, é parte integrante do apoio que o Escritório da OIT no Brasil vem realizando no país desde 2002. As áreas estratégicas do projeto refletem as demandas de cooperação técnica apresentadas por diferentes parceiros, e refletem o consenso obtido em torno dos principais eixos a serem implementados através da cooperação técnica da OIT.

Os cinco componentes do projeto são:

1. Aumento do conhecimento sobre trabalho forçado entre atores chaves no Brasil: O projeto promoverá junto à Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (CONATRAE) o desenvolvimento de indicadores visando aumentar a base de conhecimentos ( pesquisas e estudos) produzidos sobre o tema. Objetiva-se, também, o aperfeiçoamento dos mecanismos de coleta de dados, através da uniformização dos padrões de coleta nas várias instituições que lidam com a temática. O projeto também promoverá uma estratégia de sensibilização dos principais atores sociais envolvidos com o tema, proporcionando assim um maior conhecimento sobre os fatores políticos, sociais e econômicos que explicam a existência desse crime. O Projeto atuará na identificação e validação de boas práticas, promovendo sua sistematização e disseminação.

2. Aumento do diálogo social e da capacidade institucional para a implementação de políticas públicas para erradicar o trabalho forçado no Brasil, em nível nacional e estadual. O Projeto atuará junto à CONATRAE para desenvolver uma metodologia que facilite a gestão e o monitoramento do II Plano Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo para assim viabilizar o alcance das metas estabelecidas. Também impulsionará mecanismos que favoreçam o diálogo e o intercâmbio de experiências entre os três níveis de governo (federal, estadual e municipal), visando o fortalecimento das capacidades das comissões nacional e estaduais de combate ao trabalho escravo.

Este componente também prevê o fortalecimento do compromisso das organizações de trabalhadores com a erradicação do trabalho forçado, bem como as relações entre essas organizações e a CONATRAE. O projeto visa capacitar e trabalhadores(as) para combater o trabalho forçado, assistir às vítimas e realizar denúncias e disseminar informações sobre o tema com os trabalhadores e trabalhadoras rurais.

3. Aumento do engajamento do setor privado e de organização de empregadores no combate ao trabalho forçado no Brasil. O Projeto apoiará o atual Comitê Gestor do Pacto Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo no processo de restruturação do atual modelo para um Instituto com personalidade jurídica própria e independente. O Projeto atuará em setores e estados chave na promoção de políticas que incentivem cadeias produtivas livres de trabalho forçado. Além disso, objetiva-se fortalecer parcerias entre o Estado e organizações de empregadores para promover a inclusão de trabalhadores resgatados no mercado de trabalho.

4. Redução da vulnerabilidade socioeconômica de grupos suscetíveis ao trabalho forçado na área de intervenção do Projeto. O Projeto incentivará programas e políticas que atuem no aumento de oportunidades de capacitação para o trabalho, através de treinamentos e formação profissional e, posteriormente, na inclusão econômica de trabalhadores resgatados e vulneráveis. Assim, a partir do Programa “Movimento Ação Integrada”, que teve sua fase piloto iniciada no estado do Mato Grosso, o Projeto buscará seu fortalecimento e possível replicação em outros estados.

5. Melhoria das políticas de combate ao trabalho forçado no Peru. O projeto apoiará o aumento da base de conhecimentos sobre o trabalho forçado, a capacidade institucional e o diálogo social no Peru. O projeto também viabilizará a elaboração de uma agenda de cooperação entre o Brasil e o Peru incluindo um intercâmbio de boas práticas entre as duas comissões nacionais.

-E qual é o papel da CONTAG neste projeto?

A parceria com a CONTAG é fundamental em todos os eixos os componentes mencionados anteriormente, pois como membro da CONATRAE e representante dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, a CONTAG tem uma contribuição estratégica importante no âmbito do Plano Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo. Especificamente no que diz respeito ao componente dois citado acima, essa contribuição é ressaltada pela significativa capilaridade da CONTAG, instrumento fundamental para contribuir a que as ações de combate ao trabalho escravo cheguem até o trabalhador na ponta. A OIT e a CONTAG fortalecem uma parceria que já vem de longa data em diversos temas para aumentar a capacidade do trabalhador e da trabalhadora rural de identificar e denunciar casos de trabalho escravo, saber como prevenir os mesmos e assistir vítimas do crime. Com esse intuito, ao longo de 2014 e 2015, elaboraremos conjuntamente um manual de treinamento, uma cartilha, um portal virtual, e oficinas locais de capacitação em estados chave.

- Qual é a expectativa da OIT com o Termo de Cooperação que está sendo firmado com a CONTAG?

O Termo de Cooperação marcará formalmente o início desta promissora parceria. Ele não só registra o compromisso conjunto das duas instituições com o combate a essa grave violação dos direitos humanos e dos direitos fundamentais no trabalho, e dá visibilidade à iniciativa, mas também ajuda a definir melhor os papéis de cada uma das instituições em seu esforço para sensibilizar e capacitar os trabalhadores rurais e suas representações locais no combate ao trabalho escravo. A OIT espera com este termo fortalecer a assistência que vem prestando ao longo dos últimos 12 anos aos trabalhadores para a prevenção e erradicação do trabalho forçado, na busca pela eliminação das formas inaceitáveis de trabalho e na promoção do trabalho decente no setor rural.

FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico