Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
GRITO DA TERRA BRASIL
Dilma Rousseff recebe a pauta do Grito da Terra Brasil
WhatsApp

24 de Abril de 2013


Roberto Stuckert Filho/PR
TEMAS RELACIONADOS:
grito da terra brasil

A diretoria da CONTAG e dirigentes das 27 Federações de Trabalhadores na Agricultura entregaram a pauta do 19º Grito da Terra Brasil (GTB) à presidenta Dilma Rousseff, em audiência realizada na manhã desta quarta-feira, 24 de abril, no Palácio do Planalto, em Brasília.

O documento conta com 13 pontos centrais, que fazem referência a nove temas: Reforma Agrária; Política Agrícola; Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica; Assalariados e Assalariadas Rurais; Políticas para o Meio Ambiente; Políticas de Proteção Social; Formação e Organização Sindical; Política Nacional de Convivência com o Semiárido; e Grandes Projetos de Infraestrutura.

O presidente da CONTAG, Alberto Broch, iniciou a audiência destacando o importante trabalho conjunto realizado entre a Confederação e as Federações para a construção de uma pauta de reivindicações com demandas abrangentes e fundamentais para todo o país. O dirigente apresentou todos os pontos centrais do documento e solicitou uma audiência com a presidenta Dilma para negociar questões que exigem decisão presidencial, como a Reforma Agrária e o Enquadramento Sindical, por exemplo. A presidenta acenou positivamente a essa possibilidade e mostrou-se aberta ao diálogo.

“O nosso desejo é que, nos 50 anos da CONTAG, possamos fazer uma grande negociação e ter as nossas reivindicações atendidas. Reconhecemos avanços obtidos nos governos Lula e Dilma, como o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), por exemplo. Mas, nos desafiamos a avançar ainda mais”, disse Alberto Broch.

Carmen Foro, secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG, destacou que a pauta entregue à presidenta Dilma contém reivindicações fundamentais para o campo brasileiro, e que as questões das mulheres são transversais a todos os pontos. A dirigente lembrou também que a negociação da pauta da Marcha das Margaridas continua em andamento com o governo federal. “Agradecemos o respeito à pauta das mulheres e da juventude nos governos Lula e Dilma”, enfatizou Carmen.

Dilma Rousseff destacou, inicialmente, os 50 anos da CONTAG e sua luta pela igualdade de gênero. Além disso, cumprimentou a todos os presentes, em especial a nova diretoria da Confederação, que tomará posse na próxima sexta-feira, 26 de abril. “Para mim, essa relação com vocês é muito importante. É uma das organizações mais estratégicas nessa atual fase do governo. Afinal, vocês representam a agricultura de alimentos. O nosso Brasil precisa ter uma agricultura familiar forte”, reconheceu a presidenta.

Quanto aos pontos da pauta, Dilma Rousseff prometeu iniciar um diálogo com a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) para chegar a um acordo a respeito da alteração da lei que trata do enquadramento sindical. “O nosso governo reconhece que a agricultura familiar vai até quatro módulos. Se chegarmos a esse acordo com a CNA será melhor para todos. Essa é a visão do governo”, afirmou.

Sobre a seca, a presidenta adiantou que, além das medidas emergenciais e das obras estruturantes, está em estudo um projeto de estocagem de alimentos para amenizar os efeitos da estiagem, principalmente na região nordeste.

Dilma também prometeu agilizar a liberação das unidades móveis que trabalharão o enfrentamento à violência contra as mulheres, que foram anunciadas durante a 4ª Marcha das Margaridas, há dois anos. “Também quero ter a contribuição de vocês na construção da Política Nacional dos Trabalhadores Rurais Empregados (PNATRE). Acredito que ela só sairá se a estruturarmos juntos”.

Dilma Rousseff citou ainda alguns programas que considera importante e que serão negociados com os ministérios: o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o PAC Equipamentos, o Pronaf, dentre outros.

Ao encerrar a audiência, a presidenta reconheceu que esse diálogo, realizado anualmente durante o Grito da Terra Brasil, é uma das melhores iniciativas entre o governo e a CONTAG. “Reconheço a importância desses 50 anos de contribuição da CONTAG para o país. E garanto disponibilizar um tempo maior com vocês para discutir os principais pontos da pauta”, finalizou Dilma Rousseff.

A audiência também contou com a participação do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, do secretário interino da Secretaria-Geral da Presidência da República, Diogo de Sant’Ana, dos secretários do MDA, Laudemir Müller (Secretaria Executiva), Valter Bianchini (Agricultura Familiar), Adhemar Almeida (Reordenamento Agrário) e Andréa Butto (Desenvolvimento Territorial), e o presidente do INCRA, Carlos Guedes.

SOBRE O GRITO DA TERRA – A 19º edição do Grito da Terra Brasil acontecerá nos dias 21 e 22 de maio desse ano, em Brasília. O lema será “50 anos de luta por Reforma Agrária, Sustentabilidade, Trabalho e Dignidade no Campo”.



FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico