Militantes dos movimentos sociais que apoiam e participam das ações pela reforma política e colaboraram para o acontecimento do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político, entregaram ontem, dia 13, o resultado do Plebiscito para a presidenta Dilma Rousseff, em ato político ocorrido no Hotel Blue Tree, em Brasília. O Plebiscito contou com mais de 8 milhões de voto, 97% deles dizendo SIM para a Reforma Política.
A presidenta recebeu uma comissão com representantes dos movimentos, na qual o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, William Clementino, participou. Em seguida ela falou com os mais de mil militantes de todo o Brasil que esperavam no auditório. Em seu discurso, Dilma reafirmou os compromissos feitos na época das grandes mobilizações, em junho de 2012, e se comprometeu a fortalecer a pauta da Reforma Política no Congresso Nacional. A presidenta também ressaltou o apoio à convocação de um plebiscito popular oficial, destacou ser favorável à constituinte e apresentou propostas do que ela acredita que deva ser melhorado no sistema política.
“O mais importante, além da adesão da sociedade, é ter a sensibilidade da presidenta com o tema da reforma política, compreendendo que não é possível fazer a reforma sem fazer um plebiscito oficial que consulte a sociedade e possa levantar várias questões que são importantes para a participação social no ambiente político brasileiro”, analisa William Clementino. FONTE: Imprensa CONTAG - Gabriella Avila