Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
3º FESTIVAL DA JUVENTUDE RURAL
Dilma presente no 3º Festival da Juventude Rural
WhatsApp

29 de Abril de 2015



TEMAS RELACIONADOS:
3º festival da juventude rural

Nesta quarta-feira (29), 18 h, a presidenta Dilma Rousseff prestigia o 3º Festival da Juventude Rural, que reúne cinco mil jovens brasileiros/as e da América Latina no Pavilhão do Parque da Cidade em Brasília-DF.

Jovens do campo, da floresta e das águas debatem temas fundamentais para o país, como a luta por terra, políticas públicas e sucessão rural na América Latina. “Esta será uma grande oportunidade para fortalecer e tornar visíveis as reivindicações dos jovens do campo”, afirma o presidente da CONTAG, Alberto Broch.

Painéis temáticos de debates, atividades esportivas e noites culturais com música e apresentações artísticas fazem parte da programação do Festival, assim como um ato pela Reforma Política na Esplanada dos Ministérios, no dia 30 de abril.

Para a secretária de Jovens da CONTAG, Mazé Morais, o 3º Festival da Juventude Rural é um espaço para reafirmar à sociedade e aos governos latino-americanos a importância da juventude trabalhadora rural para a soberania e segurança alimentar do planeta, bem como, para o desenvolvimento sustentável do nosso país.

Vale ressaltar que na abertura oficial do Festival, o Ministro do Desenvolvimento Agrária (MDA), Patrus Ananias, trouxe respostas à Carta Proposta da Juventude Rural Brasileira e da América Latina. Entre as respostas demandadas pelos jovens do campo, da Floresta e das Águas apresentadas pelo Ministro do MDA , está o lançamento do edital da Juventude Rural que estabelece a parceria entre o MDA, O BNDES e Fundação do Banco do Brasil. O edital tem como finalidade destinar 5 milhões do fundo social para projetos de cooperativas e associações de jovens voltados para Produção, beneficiamento ou comercialização de produtos Agrícolas e não Agrícolas; Prestação de serviços e Turismo Rural. Com a atenção para valorização das questões de gênero e ao fortalecimento de práticas sustentáveis e promoção da agroecologia e agrobiodiversidade, o edital permite a compra de bens tangíveis necessários á implantação e á execução dos projetos.

Patrus Ananias ainda assinou a segunda chamada de ATER voltadas especificamente para juventude rural que deve atender toda demanda mapeada e qualificada pela CONTAG e vários movimentos sociais, que soma um total de 102 milhões. São cerca de 22.800 jovens, distribuídos em 23 estados, com foco na agroecologia. A chamada trabalha a extensão rural visando a promoção da autonomia e da emancipação dos/as jovens agricultores/as rurais, a organização produtiva, o acesso ás políticas públicas e o estímulo á sucessão rural.

Em nome do Governo Federal o ministro do MDA também prometeu a juventude rural que até o final do governo da presidenta Dilma Rousseff, todos e todas que vivem debaixo da lona, ao todo cerca de 200 mil trabalhadores/as rurais serão assentados/as. Que a Reforma Agrária ampla e massiva, pilar do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) e defendida em todas as ações estratégicas do MSTTR, pauta também presente do caderno de pauta da juventude rural do 3º Festival da Juventude Rural, deve ser consolidada ainda com o atual governo federal brasileiro. “É importante a presença do governo, pois em festivais anteriores nunca o governo federal se fez presente para apresentar resposta ás nossas reivindicações. O anúncio feito pelo Ministro Patrus Ananias é recebido de forma comemorativa pela CONTAG e suas instâncias, pois tanto o edital que destina 5 milhões do fundo social para projetos de cooperativas e associações de jovens voltados para Produção, assim como anúncio da segunda chamada de ATER e consolidação da Reforma Agrária, são sonhos se concretizando para o/a jovem do meio rural. Mesmo com tais conquistas, refletimos que precisamos muito mais para conquistar o campo, floresta e águas que precisamos para garantir autonomia e dignidade para juventude rural” Mazé Morais, secretária de Juventude Rural da CONTAG. FONTE: Assessoria Comunicação CONTAG- Barack Fernandes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico