Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MOBILIZAÇÃO
Dia Nacional de Lutas reafirma a pauta da classe trabalhadora
WhatsApp

11 de Julho de 2013



TEMAS RELACIONADOS:
mobilização

Nesta quinta-feira, 11 de julho, o Brasil foi tomado por manifestações em todos os estados e no Distrito Federal. O Dia Nacional de Lutas uniu as centrais sindicais, como a CUT e a CTB, movimentos sociais e trabalhadores(as) de diversas categorias em torno de uma pauta comum, com reivindicações históricas da classe trabalhadora, como a redução da jornada de trabalho, sem redução de salário; o fim do fator previdenciário, dentre outras. A CONTAG e a FETADFE integraram o ato realizado na capital federal, coordenando um grupo de trabalhadores(as) rurais do DF e entorno. Várias federações filiadas também participaram de manifestações nos seus estados.

Para o presidente da CONTAG, Alberto Broch, as manifestações que aconteceram em Brasília e em todo o Brasil são extremamente oportunas para o país. “A CONTAG coloca na sua visão política os temas centrais que convergem com a grande maioria das centrais sindicais e dos movimentos sociais, como a necessidade de o Brasil passar por grandes reformas estruturais. A primeira, para a CONTAG, é a Reforma Agrária. Também são fundamentais as Reformas Política, dos Meios de Comunicação, do Judiciário e a Tributária, fazendo com que os pobres paguem menos impostos e que as grandes fortunas sejam tributadas.” O dirigente destacou, ainda, o sentimento da Confederação a partir desse cenário de manifestações nas últimas semanas. “Para quem sempre se manifestou nas ruas, esse cenário é extremamente importante porque retoma as manifestações com a coordenação das centrais sindicais, da CONTAG, e dos outros movimentos sociais, o que ajudará a dar uma direção às manifestações e às negociações com o governo e o Congresso Nacional.”

Carmen Foro, vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) nacional, disse que “a unidade entre as centrais sindicais e entre os movimentos sociais é um símbolo muito forte de todo o caminho que é preciso percorrer nos próximos períodos nesse país.” A dirigente disse também que este foi um dia histórico. “Há muito tempo não se unia campo, cidade, estudantes, sindicatos, várias centrais sindicais, ou seja, todos os organizados. É fundamental destacar que demonstramos também politicamente, no Brasil inteiro, a força que nós temos. E uma força organizada e politizada. Além disso, entendemos que, para enfrentar o atual momento, não há outro caminho que não seja pela união, pela democracia e pela reforma política.” Carmen acrescentou: “Eu creio que mobilização sempre contribui. Os Gritos da Terra e outros sons que vieram das ruas sempre tiveram uma repercussão positiva.”

Já o presidente da Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil (CTB) no DF e entorno, Moisés Leme da Silva Neto, destacou a importância da pauta da classe trabalhadora brasileira. “A principal bandeira de luta da classe trabalhadora é a igualdade de oportunidades, ou seja, a valorização do salário e do trabalho, pois o trabalho é a vida das pessoas. Se ele é a sua vida, tem que ser bem remunerado.” O sindicalista reforçou outros pontos da pauta, como a necessidade de baixar os juros, de investir no setor produtivo, de valorizar os aposentados e realizar a Reforma Agrária. “Considero que a unidade é fundamental. Com essa unidade e com a vontade política, conseguiremos transformar esse país em um país melhor.”

FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico