17 de abril é o Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária. A data foi escolhida em homenagem aos trabalhadores e trabalhadoras rurais mortos em 17 de abril de 1996, no Massacre de Eldorado de Carajás, que ganhou repercussão internacional. Na ocasião, foram assassinados 19 trabalhadores e trabalhadoras rurais, centenas ficaram feridos e 69 mutilados.
Apesar da impunidade deste e de outros crimes envolvendo os trabalhadores e trabalhadoras rurais, principalmente os que lutam pela terra, o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CONTAG, FETAGs e STTRs) mantém a reforma agrária como uma das suas principais bandeiras de luta e como um dos pilares do seu Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS).
A CONTAG aproveita esta data para homenagear os milhares de homens e mulheres do campo que aguardam há anos, debaixo da lona, a sua terra para produzir e morar, bem como os que já conquistaram e que contribuem para a dinamização do meio rural, a garantia de alimentos saudáveis para o País e o desenvolvimento do campo brasileiro.
Reforma Agrária Já!
FONTE: Imprensa CONTAG