Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
ARTIGO
Desafios para a agricultura familiar
WhatsApp

26 de Fevereiro de 2016


Verônica Tozzi
TEMAS RELACIONADOS:
artigo

Participei recentemente de um evento na CONTAG – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura -, para refletir e debater sobre o cenário econômico futuro, visando a subsidiar seu planejamento estratégico. Sistematizo alguns pontos abordados.

A produção agrícola estruturou-se no Brasil como um setor econômico estratégico, decorrente da dimensão territorial para o plantio e criação animal, da qualidade do solo e do clima, dos investimentos e desenvolvimento em termos de ciência e tecnologia, respondendo a uma demanda crescente, interna e externa, por alimentos e insumos industriais. A produção agrícola e pecuária em grande escala estruturou-se com tecnologia de ponta, colocando o país como um dos maiores responsáveis pela segurança alimentar da população mundial.

Essa presença se fez com muitas e profundas transformações nas relações sociais de produção no meio rural brasileiro. A ampliação da capacidade produtiva, com expansão da área utilizada e incremento tecnológico, em uma sociedade que se urbanizou rapidamente, integrou de maneira acelerada a agricultura com os demais setores, tornando cada vez mais tênue a linha que a separa da indústria, comércio ou serviços. Os chamados complexos industriais integram cadeias produtivas de alta agregação de valor, fazendo da escolha do que produzir um complexo processo decisório.

A agricultura familiar, que produz em módulos bem menores do que a agricultura extensiva, mas que ocupa 70% dos quatro milhões de trabalhadores do setor agrícola, experimenta mudanças profundas e enfrenta desafios. Como atividade econômica que responde por grande parte da oferta de alimentos nas cidades, está desafiada a superar a produção para o autoconsumo, para atender a uma demanda crescente, a preços que remunerem adequadamente o produtor, capitalizando-o para investir na produção e, ao mesmo tempo, propiciando oferta de alimento barato e de qualidade na mesa do trabalhador urbano.

Planejar a organização desses trabalhadores da agricultura familiar é tomá-los como produtores, proprietários ou arrendatários que, com sua força de trabalho e o uso de máquinas e equipamentos, arriscam-se na produção de alimentos. O direcionamento para uma produção agroecológica de qualidade precisa ser realizado, respondendo ao desafio de promover aumento na quantidade ofertada, para garantir o abastecimento. O incremento da produtividade é elemento chave, o que implica desenvolver um tipo de conhecimento da ciência em termos tecnológicos, biológicos, químicos, genéticos, entre outros, orientado para uma produção agroecológica com escala, que preserve a qualidade do solo e o ambiente e produza alimentos saudáveis.

As diversas formas de produção, organizadas de maneira cooperada, compartilhando equipamentos, investimentos, pesquisa e conhecimento entre milhares de produtores, devem avançar para fazer, cada vez mais, da agricultura familiar uma grande organização, em termos de produção econômica, que domine e difunda tecnologia, oferecendo produtos em quantidade e com qualidade.

O incremento da produtividade na produção agrícola brasileira, de um lado, e a ampliação e espraiamento no território dos núcleos urbanos, de outro, estendeu para o campo uma série de serviços (energia, transporte, internet, escola, saúde, entre outros), promovendo mudanças substanciais na vida e organização das áreas rurais. A presença da indústria, colada à atividade agrícola, reorganiza as relações sociais de produção. Cerca de um terço da população rural, composta especialmente por jovens e mulheres, que vive em unidades da agricultura familiar, está ocupada em atividades não agrícolas, na indústria ou em serviços urbanos. Também aumenta a população que vive em núcleos urbanos e produz nas unidades familiares rurais.

As unidades rurais, principalmente da agricultura familiar, diversificam suas possibilidades produtivas e passam a desenvolver novas atividades, como lazer e turismo rural. Essas atividades (hospedagem, convívio com atividades produtivas, acesso a lugares turísticos etc) crescem no país, com vocação de preservação ambiental. Áreas mais próximas aos centros urbanos passam a ser local de moradia. O espaço rural também passa a ser sede de empresas. Há um movimento inverso daquele observado nos anos 60/70: moradores urbanos se deslocam para residir e produzir no meio rural brasileiro.

Essas mudanças, entre tantas outras, ocorrem simultaneamente ao processo de redução da população rural, que caiu de 25% (1991) para 16% (2010) da população brasileira. Os quatro milhões de trabalhadores rurais representam menos de 8% da população trabalhadora do país. Há, ainda, um grande contingente de trabalhadores rurais sem terra, lutando pela reforma agrária. Por outro lado, há também aqueles que já acessaram a terra e que demandam políticas agrícolas (crédito, seguro, assistência, comercialização, armazenagem, transporte, supressão de intermediários etc.), para que suas unidades produtivas sejam economicamente viáveis.

Vislumbra-se uma grande luta pela frente, que exigirá da CONTAG uma capacidade de organizar-se, priorizando o produtor familiar, para atender as demandas dessa força de trabalho, que insiste em empreender e produzir, com os riscos e desafios que tem que enfrentar em uma economia capitalista. As políticas públicas precisam ser fortalecidas e aperfeiçoadas, para que, cada vez mais, a agricultura familiar se posicione como parte essencial de um setor econômico estratégico para o país e o mundo.

¹ Diretor técnico do DIEESE, membro do CDES - Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. FONTE: Clemente Ganz Lúcio



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico