Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PLENÁRIA DA 3ª IDADE
Desafios enfrentados pela terceira idade são lembrados no Dia de Enfrentamento à Violência contra a pessoa idosa
WhatsApp

15 de Junho de 2016


Verônica Tozzi
TEMAS RELACIONADOS:
plenária da 3ª idade



A plenária “Desafios e perspectivas para a atuação político-sindical das pessoas da terceira idade e idosas no MSTTR” foi a primeira atividade desta quarta-feira (15), na 2ª Plenária Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Terceira Idade e Idosos(as). E o dia começou com uma emocionante homenagem aos idosos e idosas pela data de hoje, 15 de junho, que é o Dia de Enfrentamento à Violência contra os Idosos e Idosas. “Vocês deram e continuam dando vida ao MSTTR. Orgulhem-se de ser idoso e idosa, de tudo o que você viveu e não parem nunca! Viva a Terceira Idade!”, essa foi a mensagem da Secretaria de Terceira Idade da CONTAG.

O secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Aristides Santos, falou aos delegados e delegadas sobre o Plano Sustentar e explicou os seus eixos e ações prioritárias. O dirigente destacou que as ações do plano têm como público principal os aposentados e aposentadas, e que esta política de sustentabilidade político-financeira do MSTTR é fundamental para a organização sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. Trouxe informações também sobre o Seguro Vida, como um benefício para os sócios e sócias dos STTRs. “Saímos de um cenário de queda de número de idosos associados e associadas, passando para um leve crescimento. É um avanço.” Santos também fez uma breve análise sobre o atual cenário político brasileiro. “Ou lutamos contra esse governo interino ilegítimo ou vão retirar os nossos direitos garantidos com tanta luta. Muitos de vocês estiveram nessa luta na ditadura e viram alguns morrerem sem terem os direitos alcançados.”

A secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Alessandra Lunas, contribuiu com o debate desta manhã. A dirigente destacou, inicialmente, um grande avanço desta Plenária de ter garantido o recorte de gênero, com a participação de 60% de mulheres, e o recorte da intergeracionalidade, contando também com a participação de jovens rurais da maioria dos estados. Alessandra destacou, ainda, várias frases relatadas nas oficinas e diálogos realizados ontem, representando a sabedoria dos idosos e idosas sobre os diversos temas. “Temos que ter um olhar para que tipo de formação que a terceira idade quer, garantindo o recorte de gênero e o olhar para a intergeracionalidade. É muito importante manter esse exercício.”

Para completar o debate, a secretária de Terceira Idade da CONTAG, Lúcia Moura, destacou um pouco a realidade vivida pelos idosos e idosas rurais e os impactos com o atual cenário político no Brasil. A dirigente apontou também diversos desafios enfrentados pelo movimento sindical, principalmente os atingem a terceira idade e o processo de envelhecimento. Trouxe, ainda, alguns temas discutidos nos grupos na programação do dia anterior, a exemplo da sucessão rural. “Como a terceira idade pode ajudar a juventude a refletir e como a juventude pode ajudar? Se esse olhar para a intergeracionalidade não acontecer, que agricultura familiar teremos daqui alguns anos? Teremos um campo sem gente. Por isso, o MSTTR tem que tocar essa importante política.”

Depois das exposições dos(as) dirigentes da CONTAG, muitos delegados e delegadas protagonizaram um momento rico de debate, onde cobraram valorização e apoio ao trabalho com a terceira idade nos estados e municípios. Também ressaltaram a importância da participação política da terceira idade e reivindicaram maior atenção do MSTTR e a realização de ações voltadas para a terceira idade. Outro tema foi a dificuldade em acessar as políticas públicas no geral e específicas para a terceira idade e para a juventude, bem como a preocupação com uma possível reforma da Previdência Social.



FONTE: Assessoria de Comunicação da 2ª Plenária de Terceira Idade, Idosos e Idosas - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico