Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PLENÁRIA DA 3ª IDADE
Alto nível de politização dos idosos(as) enriqueceu os diálogos sobre Previdência Social e Direito e Políticas Públicas
WhatsApp

15 de Junho de 2016


Verônica Tozzi
TEMAS RELACIONADOS:
plenária da 3ª idade



Os facilitadores dos diálogos temáticos sobre Previdência Social e Direito e Políticas Públicas ficaram surpresos com o alto nível de politização dos trabalhadores e trabalhadoras rurais da terceira idade e idosos(as). A maioria do grupo é de dirigentes de Sindicatos e lideranças de base e mostraram grande sensibilidade e entendimento sobre esses temas.

No diálogo sobre Direito e Políticas Públicas, a facilitadora Hélica Araújo Silva, assessora da Fetaema, destacou que teve a impressão de que os idosos(as) têm muita consciência de que eles têm direitos, mas também de que precisam se organizar melhor para acessá-los. “Ficou muito claro nas falas. É um grupo atípico, porque identificamos que tem um grau de politização maior. Mas foi válido porque esses grupos precisam ser conduzidos. Pude extrair que o movimento sindical, redirecionando e redimensionando o caminhar, consegue potencializar os agentes que têm na ponta que estão sedentos por fazer, mas precisam dos instrumentos e da organização. E, nesse caso, precisamos ser o elemento motivador e incentivador para que essa política seja acessada nos municípios.” Segundo Hélica, a última parte do trabalho no grupo foi nesse sentido. O que acha que tem que ser mais emergencial para os idosos e idosos? Eles e elas elegeram as seguintes prioridades: saúde saiu em todos os grupos e também listaram o esporte e lazer como importantes.

A delegada Leila dos Santos Almeida, que participou deste diálogo, avaliou bem as discussões e disse que levará mais conhecimento para o seu município. “Apesar de não entender muito bem, achei o diálogo muito bom. Foram feitas muitas perguntas e tivemos respostas bem esclarecedoras. É muita informação, mas aprendi muita coisa sobre os direitos dos idosos e que estão tentando retirar o nosso direito à aposentadoria. Hoje vemos que vários direitos dos idosos não são respeitados, como nos ônibus, por exemplo. E eu sempre ensinei aos meus filhos a respeitar os idosos e até hoje eles fazem isso.”

PREVIDÊNCIA SOCIAL “Cada vez que debatemos a Previdência Social temos a certeza de que é um tema fácil de mobilizar”, afirmou o facilitar do diálogo temático José Wilson, que é o secretário de Políticas Sociais da CONTAG. O dirigente avaliou que o público que está aqui também é bem sensível, conhece o tema da Previdência e sabe das implicações quanto à questão da restrição de direitos de trabalhadores e trabalhadoras. Esse grupo também usou a metodologia de fazer uma escuta com todos os delegados e delegadas e, segundo José Wilson, “foi uma experiência incrível”. “Nessa construção coletiva, trouxeram o quanto é importante a Previdência, o significado que tem o benefício, o que era antes com o meio salário mínimo e, agora, como a aposentadoria contribui, principalmente no caso das mulheres.” Para as mulheres, a aposentadoria traz autonomia econômica, melhor estrutura e conforto na vida da família, e construção de patrimônio.

Neste diálogo também houve um momento de resgate das conquistas da classe trabalhadora rural, a trajetória de luta e o levantamento de questões que implicam na reforma da Previdência Social. “Fechamos com um elemento muito importante, que é dizer para eles e elas que há uma agenda intensa da CONTAG no sentido de se mobilizar, de preparar argumentações para o trabalho que estamos fazendo e para fazermos um enfrentamento junto ao Congresso Nacional. Não adianta agora a gente ficar lamentando a perda de direitos e, na hora da eleição, votarmos em candidatos que trabalham contra a classe trabalhadora e a população rural.”

O delegado Celito Jorge saiu bem empolgado do diálogo, pois é um tema que dá bastante importância. “Saímos dos nossos estados muito ansiosos para discutir a questão da Previdência Social. E esse diálogo foi muito rico, deixou as pessoas muito empolgadas. Explanou a situação atual da Previdência Social, o que ela representa em cada comunidade. Também fizemos um intercâmbio de informações de todas as regiões do País e fez um apanhado geral. E desse debate eu acredito que vamos retirar alguns encaminhamentos interessantes e importantes para a gente discutir lá na base e para depois fazer com que chegue aos nossos governantes, sobre o que representa a Previdência em um país no tamanho do nosso, com uma diversidade muito grande e que pode fazer uma distribuição de renda mais justa para toda uma sociedade.” FONTE: Assessoria de Comunicação da 2ª Plenária de Terceira Idade, Idosos e Idosas - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico