ENCONTRO ESTADUAL DE IDOSOS (AS) RURAIS DA FETAEMA
Em reconhecimento a toda história de bravura e de sustentabilidade ao Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, a FETAEMA realiza no seu Centro de estudo Sindical Rural – CESIR (São Luis - MA) até sexta-feira (04), o Encontro Estadual de Idosos (as) Rurais, que traz como tema principal: “Deixamos Frutos... Fazemos história”. “Nós que fazemos atualmente a luta do MSTTR, só temos a agradecer os precursores desta organização sindical. Tudo que poderíamos oferecer ainda seria pouco diante do valor histórico e humano que cada um (a) deles (as) representa. Cada detalhe deste encontro foi pensado para, de alguma forma, dizermos muito obrigada pela contribuição de vocês, pelo compromisso de cada um (a) em continuar levando nossas bandeiras. Queremos afirmar que todas as conquistas que temos hoje vindas para o campo só foram alcançadas porque as pessoas da 3ª Idade e Idosos (as) Rurais acreditaram que seria possível. Aproveitamos para renovar o nosso compromisso em permanecer na busca dos direitos dos idosos (as) rurais do campo”, disse Rosmarí Malheiros, secretária de Políticas Sociais, 3ª Idade e Idosos (as) Rurais da FETAEMA.
Presença da CONTAG Quem também marca presença no Encontro de Idosos (as) Rurais da FETAEMA é a secretária de 3ª Idade da CONTAG, Maria Lúcia de Moura. Na mesa de abertura do evento, Lúcia destacou os rumos do MSTTR frente ao debate para esta faixa etária. “O grande desafio que temos hoje é cobrar e acompanhar o desenvolvimento de políticas públicas direcionadas para os(as) idosos (as) na área rural. Acreditamos que um dos passos a ser feito é trazer a sociedade para também abraçar esta causa, pois precisamos conquistar várias políticas públicas para o meio rural, a exemplo de habitação rural, saúde, lazer, entre outros direitos que trazem dignidade e cidadania para muitos idosos e idosas do campo. Diante de tão grande desafio, resta a nós conscientizarmos os jovens de hoje, para que tenham uma velhice saudável amanhã. Reforço ainda a necessidade do MSTTR em conquistar as pessoas que não são idosas a ajudarem os que já têm mais de 60 anos. Vamos seguir na luta”, reforçou a secretária de 3ª Idade da CONTAG, Lúcia Moura.
Programação O cuidado em proporcionar o melhor para os idosos (as) rurais tem sido tanto que, há mais de cinco meses, a Secretaria de Políticas Sociais e 3ª Idade e Idosos (as) Rurais da FETAEMA vem trabalhando detalhes precisos na busca de agradar esta faixa etária do campo maranhense. O resultado de tanta dedicação pode ser visto em uma programação vasta, com temas, como: Valorização da 3ª Idade no MSTTR; Violência contra pessoa Idosa; Saúde do Idoso e Políticas Públicas próprias para esta faixa etária.
As pessoas da 3ª Idade ainda terão a oportunidade de apreciar toda a musicalidade do Coral do SESC, participar de desfiles da Miss e Mister 3ª Idade Rural, de Concursos de Danças, curtir um bom forró pé de serra, concorrer a sorteios de brindes e ainda conhecer a cidade balneária de São José de Ribamar.
FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAEMA - Barack Fernandes