Compromisso, responsabilidade, respeito às diferenças, preocupação com o meio ambiente. Esses foram alguns dos temas debatidos com grupos regionais formados na manhã do quarto dia do II Encontro Nacional de Formação da Contag (Enafor). O evento termina amanhã (31) em Luziânia (GO).
O objetivo é refletir a ação de cada membro do movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais (MSTTR) e o como gerar novas práticas que atendam às demandas do segmento. "Também abordaremos o significado da sistematização. Porque não basta apenas fazer um relatório das ações, mas devemos traduzir, no documento, o sentimento das pessoas que participaram das atividades. É isso que estamos procurando aprender junto com elas", afirma o secretário de Finanças da Contag e coordenador das atividades, Juraci Souto.
Para a coordenadora estadual de Mulheres da Fetag/SE, Luziete dos Santos Araújo, as discussões geram oportunidades para diversos segmentos dentro do movimento, incluindo as minorias. "É gratificante participar desse processo e ajudar a modificar o histórico do movimento sindical, principalmente, no que diz respeito às mulheres que ainda estão conquistando seu espaço", diz.
Ontem (29) o público participou de uma festa cultural e homenageou grandes lideranças do movimento como Chico Mendes, Margarida Alves e Zé Porfírio. FONTE: Danielle Santos, Agência Contag de Notícias