Está acontecendo em Genebra, Suíça, a 96a Conferência Internacional do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Realizada todos os anos, a Conferência conta em 2007 com a participação de mais de 3.000 representantes de governos, trabalhadores e empregadores. A 96a Conferência começou no dia 30 de maio e segue até o dia 15 de junho. A CUT Nacional está representada pelo Secretário de Relações Internacionais, João Antonio Felício, e pela assessora da SRI, Clair Siobhan Ruppert.
Após um impasse no primeiro dia, a eleição para a coordenação da Conferência foi realizada dia 1º de junho com a eleição de Kastriot Sulka, do Ministério do Trabalho da Albânia, para presidente. A Conferência também elegeu como Vice-Presidentes: Antonio da Rocha Paranhos, do Brasil (representante dos governos), Michel Barde, da Suíça (representante dos empregadores) e Marc Blondel, membro do Conselho de Administração da OIT e delegado dos trabalhadores franceses (representante dos trabalhadores).
Durante a conferência, as comissões se reúnem para debater os temas propostos na pauta. O trabalho infantil é uma das temáticas discutidas, visando reduzir o alarmante número de 200 milhões de crianças que trabalham hoje no mundo, causando danos ao seu desenvolvimento mental, psíquico e emocional. Outra temática que ainda vem sendo abordada é o fim do trabalho escravo. Cerca de 12,3 milhões de pessoas vivem sob regime de trabalho forçado, sem qualquer remuneração. Destes, 1 milhão e 300 mil estão na América Latina. Os mais vulneráveis à exploração do trabalho são mulheres e crianças, migrantes e trabalhadores rurais.
Para mais informações sobre a conferência, acessem o sitio da OIT: www.ilo.org Fonte: Site da CUT