A capacitação de lideranças e técnicos do movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais para que atuem de maneira eficaz nos processos de negociação, formulação, representação, monitoramento e controle das políticas públicas voltadas para os agricultores e agricultoras familiares é fundamental para o desenvolvimento sustentável e solidário de todo nosso país.
Tendo em mente esse desafio, a CONTAG promove nesta semana (21 a 25 de setembro) o 1º Módulo do Curso de Formação de Secretários (as) e Assessores (as) do MSTTR em Política Agrícola e Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar. O 2º e 3º Módulos estão previstos para fevereiro e abril de 2016, respectivamente.
Secretários e assessores das federações dos 27 estados brasileiros, além de representações regionais de juventude e de mulheres, e de coordenadores e assessores regionais da CONTAG, e também representação da diretoria e assessoria da nossa confederação compõem o público do curso, que trará especialistas da área de política agrícola e agricultura familiar para grandes palestras e debates.
“As principais políticas públicas voltadas para a agricultura familiar estão no âmbito da Política Agrícola. Por isso, entendemos a necessidade de aprofundar a discussão desse tema e trazer alguns dos principais especialistas da área para que os dirigentes e assessores tenham ainda mais suporte para lutar pela melhoria das condições de vida e de trabalho dos agricultores e agricultoras familiares do Brasil”, afirmou o secretário de Política Agrícola da CONTAG, David Wylkerson.
Neste 1º Módulo os participantes terão acesso aos conteúdos básicos sobre a importância da política agrícola na produção de alimentos e sobre os instrumentos de política agrícola praticados no Brasil e no Mundo, além de aprofundar os conhecimentos sobre as oportunidades oferecidas pelos mercados institucionais para a agricultura familiar.
Na programação estão previstas palestras sobre a política de modernização da agropecuária do Brasil desde 1950, com o doutor em economia e professor da Universidade Federal de Uberlândia Guilherme Delgado; sobre a ruralidade no Brasil Moderno, com o sociólogo e doutor em Ciências Ambientais Arilson Favareto (IPEA) e a integrante do Grupo de Trabalho de Mulheres da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata de Minas Gerais (CTA-ZM), Beth Cardoso; sobre a inserção do Brasil no sistema agroalimentar global, com o representante do CPDA-RJ, Renato Maluf e também o papel da agricultura no desenvolvimento do capitalismo, com o doutor em economia e professor da Universidade Federal de Santa Catarina Lauro Mattei e outros especialistas.
Documentários e filmes sobre a realidade do meio rural nacional e internacional também fazem parte das atividades de aprendizagem e, para contribuir com a necessária descontração, uma roda de viola animará o jantar da quinta-feira, após os debates.
O curso para formação e articulação para expansão e fortalecimento da agricultura familiar faz parte das atividades propostas em acordo de cooperação com o Senar.
FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto