Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
JUVENTUDE RURAL
Curso de Teatro Popular leva a juventude rural a refletir sobre arte e cultura e preparar momentos para o Festival Nacional
WhatsApp

17 de Fevereiro de 2023


Comunicação Teatro Popular
TEMAS RELACIONADOS:
festival nacional da juventude rural
jovens rurais
juventude rural
teatro político
teatro popular

Com o objetivo central de refletir sobre arte e cultura, a partir de linguagens e formas de comunicação criativas, que valorizem as lutas e as identidades dos jovens do campo, da floresta e das águas, foi realizado o Curso de Teatro Popular para Formação de Animadores de Processos Comunitários nos dias 13 a 17 de fevereiro de 2023, em Padre Bernardo/GO. Essa é mais uma atividade preparatória para o 4º FESTIVAL NACIONAL DA JUVENTUDE RURAL, que ocorrerá de 25 a 27 de abril de 2023, em Brasília. Os/as jovens já estão “SEMEANDO RESISTÊNCIA E CULTIVANDO UM MUNDO NOVO!”


O curso contou com a participação de jovens de todos os estados brasileiros, da Diretoria e assessoria da CONTAG e também teve como objetivos de despertar na juventude habilidades criativas para construir leituras e narrativas críticas sobre acontecimentos políticos e situações sociais; bem como refletir sobre arte e cultura como elementos estruturantes da política; vivenciar diferentes linguagens da educação popular, a partir do teatro e suas expressões artístico-culturais.


Portanto, o conteúdo trabalhado ao longo dessa semana teve o propósito de fazer com que os/as jovens compreendessem o contexto em que será realizado o 4º Festival Nacional da Juventude Rural e a importância da luta da juventude do campo, bem como de construir cenas, intervenções culturais e místicas para o Festival. Parte da programação também foi dedicada à continuidade do processo de construção da Pauta da Juventude Rural da CONTAG e ao estabelecimento de compromissos da equipe de cultura e também de outras equipes para a realização das atividades construídas.


A secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon, disse que a programação do curso foi pensada de forma que já saíssem várias cenas prontas tanto para os dias 25 e 26 de abril, mas também para o dia da marcha na Esplanada dos Ministérios, no dia 27. “Pensamos nas místicas, nas intervenções e nos diversos momentos. As atividades propostas pelo Curso de Teatro Popular não tiveram apenas uma relação com a construção do Festival, e sim uma formação política da nossa base, sobre a nossa atuação, como está a juventude no atual cenário”, explicou. 


Durante o curso também houve uma importante análise de conjuntura com a participação de representantes de oito movimentos sociais (CUT, CTB, Unicafes, MST, MPA, Levante Popular da Juventude, PJR, CONTAR) que participaram e contribuíram com toda atividade, bem como serão parceiros na realização do Festival Nacional. Outra participação importante durante o curso foi da Luiza Dulci, assessora da Secretaria Executiva da Secretaria Geral da Presidência da República, que veio dialogar com a juventude sobre a construção da pauta e também expressar o compromisso do governo federal com as demandas dos/as jovens do campo, da floresta e das águas. 


“Foi uma semana muito produtiva junto à juventude, principalmente na formação da nossa base. Tiramos muitos encaminhamentos e também pensamos em estratégias para além do 4º Festival Nacional da Juventude Rural”, avaliou Mônica.

Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi




WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico