Trabalhadores rurais, dirigentes sindicais e funcionários dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de 12 municípios, participam nesta segunda-feira, 05, do curso de legislação trabalhista, saúde e segurança do trabalho rural. O curso começa às 9 horas e será dirigido pelos assessores jurídicos da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás (Fetaeg). O curso tem duração de dois dias e acontecerá no Salão Rural do Parque Agropecuário de Rio Verde.
Segundo José Maria de Lima, secretário de assalariados da Fetaeg, na região de Rio Verde mais de 12 mil rurais trabalham no corte da cana e cerca de 50 mil trabalhadores e trabalhadoras na lavoura branca (feijão, soja, tomate e milho). "O principal problema nosso hoje é a falta de equipamento de proteção e o péssimo atendimento médico ao trabalhador rural", afirma José Maria. Ele conclui dizendo que se nas cidades a população já enfrenta problemas no atendimento à saúde pública, o problema se agrava quando o trabalhador rural precisa de atendimento de emergência.
A direção da Fetaeg irá realizar vários cursos sobre legislação trabalhista no estado. Segundo José Maria, o próximo curso será realizado na cidade de Goiás, nos dia 07 e 08. Os cursos também ajudaram a preparar a Convenção Coletiva dos Trabalhadores rurais da Cana, que acontecerá em maio de 2008. Hoje o setor canavieiro emprega mais de 30 mil trabalhadores assalariados rurais e há uma expectativa de aumento desse número de vagas de trabalho. "É importante que nossos dirigentes tenham conhecimento das normas de segurança e saúde do trabalhador para impedir abusos por parte de algumas empresas", saliente José Maria de Lima, dirigente da Fetaeg.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Fetaeg
Luiz Henrique Parahyba - (62) 8114-0202