
O Carnaval tá chegando. E quando uma escola de samba leva para a avenida o tema da reforma agrária, como a Acadêmicos do Tatuapé no Carnaval de São Paulo, ela mostra que as pautas do povo também são cultura, contam histórias e ajudam a provocar reflexão na sociedade. E em um momento em que a cultura latino-americana ganha cada vez mais visibilidade no mundo, é importante olhar para dentro e reconhecer que, nos territórios, ela sempre foi ferramenta de resistência.
Hoje, a conversa é sobre a cultura como elemento estruturante da luta e sobre por que valorizar a cultura popular é também fortalecer direitos, organização e futuro para os povos do campo, da floresta e das águas. Confira!
A Voz da CONTAG foi ao ar pela primeira vez em 1º de Maio de 1993.
É o programa de rádio produzido para os trabalhadores e as trabalhadoras rurais. Integra a programação radiofônica de centenas de STTRs que investem neste meio de comunicação e também é transmitido em várias emissoras pelo País afora. A Voz da CONTAG é considerada a mais duradoura experiência de rádio no movimento sindical brasileiro, e uma das mais importantes neste meio.
A Voz da CONTAG foi uma das ganhadoras do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Em 1999, foi agraciada com o prêmio Ayrton Senna de Jornalismo, na categoria Rádio Destaque Nacional por sua luta em defesa dos direitos da criança.