Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
NOTA DA CONTAG
Cortes em todas as áreas! Orçamento da União 2022 é um desrespeito com a Agricultura Familiar
WhatsApp

27 de Janeiro de 2022

TEMAS RELACIONADOS:
nota da contag

Seguindo o mesmo caminho dos últimos anos, o ano 2022 será bastante difícil e desafiador. Com a pandemia da Covid 19 registrando hoje mais de 625 mil mortes no país e corte no Orçamento da União provocando a queda de recursos em todos os programas da agricultura familiar, não há expectativa otimista para a nossa categoria e nem para o povo brasileiro.

No Orçamento de 2022 divulgado esta semana no Diário Oficial da União (DOU), os cortes orçamentários apresentados pelo governo federal causarão enormes prejuízos, aos agricultores e agricultoras familiares, em várias áreas.

Agricultura

Corte de 21,4 milhões para transferência de tecnologias para a inovação e agropecuária.

Saúde

Corte de 11 milhões de reais da Fiocruz, comprometendo a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a inovação em Saúde, num momento de pandemia, em que se investir em saúde é fundamental. E menos 40 milhões que deveriam ser usados para a implantação, a ampliação ou melhoria de ações e serviços sustentáveis de saneamento básico em pequenas comunidades rurais ou em comunidades quilombolas.

Educação

Corte de 87,5 milhões de apoio à consolidação, reestruturação e modernização das Instituições Federais de Ensino Superior, 324,7 milhões a menos para o desenvolvimento da educação básica e retirada de 22,1 milhões para aquisição de veículos para o transporte escolar também da educação básica.

Previdência Social

Corte de mais de 980 milhões de reais nos recursos destinados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), prejudicando o atendimento dos(as) segurados(as) da Previdência Social, como já mostrado pela CONTAG em nota publicada. Leia AQUI

Trabalho

Menos 2,3 milhões para a fiscalização de obrigações trabalhistas e inspeção em segurança e saúde no trabalho.

Meio Ambiente

A área ambiental também está comprometida, tendo corte de 8,5 milhões para formulação e Implementação de estratégias para promover a conservação, a recuperação e o uso sustentável da biodiversidade, da vegetação nativa e do patrimônio genético; menos 4,2 milhões na gestão do uso sustentável da biodiversidade e recuperação ambiental e saída de 8,5 milhões que deveriam ser usados na prevenção e controle de incêndios florestais nas áreas federais.

Mulheres

Num país em que as mulheres são as mais excluídas de direitos, de políticas públicas e vítimas de violência, Bolsonaro cortou 945 mil em políticas de igualdade e enfrentamento à violência contra as Mulheres. Inclusive retirando 4,91 milhões de apoio à implementação da Casa da Mulher Brasileira e de Centros de Atendimento às Mulheres.

Juventude

Se o futuro da nação é a juventude, o governo está na contramão! Corte no orçamento de 94,6 milhões de apoio à implantação e modernização de infraestrutura para esporte educacional, recreativo e lazer.

Cultura

No país da cultura, o governo cortou 15,2 milhões direcionados à implantação, instalação e modernização de espaços e equipamentos culturais.

O que dizer diante de tantos cortes orçamentários e consequentes perdas para todo o povo brasileiro, sobretudo para agricultura familiar?

É lamentável, é triste, é desumano! As ações do governo federal empurram o Brasil para sucessivas e permanentes crises (política, social, econômica, ambiental e outras) e comprometem programas e políticas públicas importantes para o desenvolvimento social e econômico do País. Uma política deliberada de desmonte que fez inclusive o país voltar ao Mapa da Fome.

Diante desta dura realidade, o Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG) precisa manter o foco e continuar na luta em defesa de um orçamento da União que dê conta de atender as pautas da agricultura familiar brasileira e do direito dos(as) brasileiros(as) terem acesso à comida saudável e diversa, saúde e educação qualificada e para todos(as), saneamento básico, tecnologias e comunicação democrática, trabalho e renda, dentre outros anseios que tragam mais dignidade à nossa população.

Diretoria da CONTAG FONTE: Diretoria da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico