A Contag e a Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), firmaram convênio para melhorar o acesso de trabalhadores e trabalhadores rurais ao Programa Nacional de Crédito Fundiário. O governo federal aplicará R$ 6,7 milhões para capacitar agricultores na conquista de financiamentos. Os assentados e assentadas da reforma agrária também serão beneficiados com a parceria.
Já nos dias 24 a 27 de março ocorre em Brasília um seminário nacional sobre o crédito fundiário. O objetivo é analisar a conjuntura agrária no País e discutir a importância desse financiamento para a reforma agrária. A realização do seminário foi definida nesta terça-feira (10), em reunião realizada entre o secretário de Política Agrária e Meio Ambiente da Contag, Paulo Caralo, e o titular da SRA, Adhemar Lopes de Almeida.
O seminário dará início às atividades do convênio, que serão desenvolvidas até o ano que vem. "Este projeto acompanhará a situação do crédito fundiário no Brasil e também capacitará e sensibilizará lideranças para a ampliação do programa. Ainda queremos reforçar aos dirigentes sindicais que este tema deve ser uma política do conjunto do movimento sindical de trabalhadores e trabalhadoras rurais", explica Paulo Caralo.
Além do seminário nacional, está prevista a realização de seminários nos 21 estados abrangidos pelo projeto, em pólos estaduais das federações de trabalhadores e trabalhadoras rurais (Fetags) e em assentamentos da reforma agrária. FONTE: Ciléia Pontes, Agência Contag de Notícias.