A plenária nacional que iniciou ontem à noite (15) com cerca de 100 participantes de todos os estados brasileiros debate e planeja o Plebiscito Popular pelo Limite da Terra. A Contag é uma das entidades que apoia e participa da organização do plebiscito.
A secretária de Mulheres da Contag, Carmen Foro, e o secretário de Finanças da Contag, Aristides Veras, e assessoria participaram do ato de abertura ocorrido ontem e continuam acompanhando o evento que articula o Plebiscito Popular pelo Limite da Terra, que acontecerá de 1o a 7 de setembro em todo o País, junto com o Grito dos Excluídos.
Pela manhã os participantes fizeram análise dos principais desafios agrários de cada região. No momento, o professor e geógrafo Ariovaldo Umbelino de Oliveira faz exposição sobre o contexto histórico e a perspectiva da luta pela terra no Brasil.
Ainda hoje Dirceu Fumagalli, da Comissão da Pastoral da Terra (CPT), e Gilberto Portes, do Fórum Nacional pela Reforma Agrária (FNRA), irão falar propriamente da Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra para o plebiscito.
A plenária segue até amanhã. Para saber mais, visite o site: www.limitedaterra.org.br
SERVIÇO:
II Plenária Nacional do Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra De 15 a 17 de julho de 2010 Local: Sede da Contag, em Brasília (DF) Endereço: SMPW, Quadra 01, Conjunto 02, Lote 02, Núcleo Bandeirante
PROGRAMAÇÃO 15 de julho (quinta-feira) 19h: Ato solene de abertura e início das atividades. 16 de julho (sexta-feira) 9h30: CONFERÊNCIA: Contexto histórico e perspectiva da luta pela terra no Brasil. Painelista: Ariovaldo Umbelino, professor aposentado do Departamento de Geografia da USP. Estudioso dos movimentos sociais no campo, fez parte da equipe coordenada por Plínio de Arruda Sampaio para elaboração da proposta original de um plano nacional de reforma agrária para o governo Lula. É autor, entre outros livros, de Modo capitalista de produção (Ática, 1995) e Agricultura camponesa no Brasil (Contexto, 1997). 14h: Campanha pelo limite da propriedade da terra/plebiscito no contexto da luta pela reforma agrária na atualidade – Dirceu Fumagalli (CPT) e Gilberto Portes (FNRA). 14h40: Trabalho em grupo para análise da realidade de cada região. 17 de julho (sábado) 8h30: Apresentação da síntese dos trabalhos em grupo. 10h15: Debate do planejamento estratégico do plebiscito por estado ou região. 14h: Definições políticas da estratégia do plebiscito em nível de local, estadual e nacional. 17h: Encerramento. FONTE: Suzana Campos, Agência Contag de Notícias