A Contag reuniu-se com o governo federal nos dias 17 e 18 de junho para discutir normas para o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel. Participaram do encontro representantes da Petrobrás, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da empresa privada Brasil Ecodiesel.
Um dos pontos principais de debate foi a elevação dos percentuais mínimos de aquisição de matéria-prima da agricultura familiar para que empresas tenham o selo de combustível social. Também foi discutida a criação de um fundo nacional de promoção da agricultura familiar dentro do programa de biodiesel. Outro tema foi o acesso às políticas agrícolas de crédito.
O presidente da Contag, Manoel dos Santos, avalia de forma positiva a integração de todos os órgãos interessados no assunto. "É importante fazermos o processo de discussão com os segmentos envolvidos porque é um programa novo, com uma série de oportunidades para a agricultura familiar. Por isso, precisamos de integração para que haja a palavra de todos na correção dos erros e nas sugestões de soluções", avalia.
Os representantes do governo discutirão as reivindicações do movimento sindical e um novo encontro será agendado. FONTE: Danielle Santos