Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DIÁLOGO COM O GOVERNO
CONTAG reúne-se com ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e cobra ações efetivas
WhatsApp

04 de Fevereiro de 2015

TEMAS RELACIONADOS:
diálogo com o governo

Comissão da CONTAG reuniu-se na tarde de hoje (04) com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, para discutir questões cruciais para os trabalhadores (as) sobre o tema. O Cadastro Ambiental Rural (CAR), as questões hídrica e energética, as Unidades de Conservação e o artigo 41 do Código Florestal (que trata sobre incentivos para recuperação e recomposição ambiental) foram os principais tópicos de debate. A audiência contou com a presença do presidente da CONTAG, Alberto Broch, e do secretário de Meio Ambiente, Antoninho Rovaris, e sua assessoria, além da equipe do MMA. Veja a seguir o que foi discutido na reunião.

Cadastro Ambiental Rural

O CAR foi o primeiro tema a ser abordado e o secretário de Meio Ambiente, Antoninho Rovaris, expôs o que ele chamou de “situação catastrófica” do cadastramento em todo o país, principalmente na região nordeste. “Lá ninguém nem sequer fala do CAR, nem entre os agricultores, nem entre os governos municipais e estaduais. É preciso uma nova ofensiva nessa direção”, declarou o secretário.

A ministra afirmou que o CAR é uma prioridade do governo federal, pois sem ele não é possível construir a maior parte das políticas públicas de defesa do meio ambiente. Ficou então definida a manutenção e extensão do Termo de Cooperação Técnica entre o MMA e a CONTAG para a continuidade e intensificação do trabalho feito para a conclusão do CAR entre os trabalhadores (as) da agricultura familiar. “Temos que finalizar o cadastramento neste ano e precisamos ainda mais da colaboração da CONTAG. Estou disposta a andar pelo país para acelerar esse processo e conto com a confederação para indicar os caminhos”, afirmou a ministra.

Artigo 41 do Código Florestal

Este artigo do Código Florestal autoriza o Poder Executivo a instituir programas de apoio e incentivo à conservação do meio ambiente que conciliem a produtividade agropecuária e florestal com o desenvolvimento sustentável. O secretário de Meio Ambiente da CONTAG enfatizou que não é possível o agricultor(a) familiar competir de forma justa com outros produtores de maior porte em uma situação de crise hídrica como a que o país passa agora. Rovaris deixou clara a necessidade da construção de um programa de governo que garanta a produtividade agrícola, assim como a preservação ambiental. A ministra então pediu a seus assessores que construíssem primeiras propostas e se reunissem com representantes da CONTAG para aprofundar essa discussão.

Questões energética e Unidades de Conservação

No que diz respeito a maneiras alternativas de produzir energia elétrica, como o uso de energia solar e eólica, a CONTAG questionou a ministra acerca da existência de propostas por parte do MMA, uma vez que o país encontra-se em um momento bastante delicado em relação ao futuro do abastecimento de energia e água para o Brasil. Izabella Teixeira então pediu que a CONTAG apresentasse propostas para a questão da produção de energia solar, além de números sobre a demanda efetiva, dados sobre uso de tecnologias e investimentos. “A partir disso podemos construir uma ponte também com o Ministério de Minas e Energias”, afirmou a ministra.

Sobre as Unidades de Conservação, a CONTAG questionou a ministra sobre os avanços no estabelecimento das áreas de desafetação, ao que ela respondeu que ainda é necessária a apresentação de um Projeto de Lei no Congresso Nacional, no qual sejam definidos os perímetros das áreas citadas. Izabella Teixeira propôs que a CONTAG preparasse um texto, para avaliação conjunta, de um PL sobre o assunto para ser defendido por um parlamentar no Congresso.

Ao final da reunião, Alberto Broch questionou com veemência a falta de avanços em questões como a Reforma Agrária, a regularização fundiária e problemas nos assentamentos. “Precisamos de sinais do atual governo federal sobre essas políticas públicas. Temos limites de tolerância: essas questões estão paradas há tempo demais”, cobrou Broch. Para Antoninho Rovaris, esta primeira reunião de 2015 foi importante para reforçar o debate e avançar nas proposições de defesa da sustentabilidade na agricultura familiar. FONTE: Imprensa CONTAG- Lívia Barreto



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico