A presidenta Dilma Rousseff e os ministros do Desenvolvimento Agrário (MDA) Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) Tereza Campello, do Trabalho e Previdência Social (MTE) Miguel Rossetto e da Secretaria de Governo Ricardo Berzoini receberam na manhã desta quarta-feira (30), no Palácio do Planalto, em Brasília, representantes dos movimentos sociais e sindical do campo. O encontro aconteceu antes do lançamento da terceira fase do programa Minha Casa, Minha Vida.
Durante o diálogo com os movimentos, a presidenta apresentou o cenário político atual com a saída do PMDB da base do governo, mas mostrou-se confiante nesta luta contra o golpe, principalmente com o apoio das organizações sociais e da classe trabalhadora brasileira. A Diretoria da CONTAG participou do encontro e manifestou o seu compromisso com a Democracia, contra o golpe e pela manutenção dos avanços sociais no campo, floresta e águas. No entanto, o secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Aristides Santos, que falou em nome da entidade, cobrou medidas urgentes e efetivas para os trabalhadores e trabalhadoras rurais e para a retomada do desenvolvimento rural sustentável com uma agenda positiva, mediante a prorrogação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) por mais dois anos, publicação de decretos de desapropriação para assentar famílias acampadas, suspender a reforma da Previdência Social e o lançamento de um Plano Safra que fortaleça e anime os agricultores e agricultoras familiares a produzir mais alimentos. Os outros movimentos sociais presentes também reforçaram esta cobrança.
Dilma Rousseff se comprometeu em responder as demandas apresentadas com uma agenda positiva para o campo. A presidenta adiantou que trabalhará em duas medidas emergenciais nos próximos dias: o acesso a terra e o fortalecimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Na sexta-feira, 1º de abril, está agendada uma reunião com os movimentos sociais do campo para discutir a reforma agrária. Na próxima semana, o governo federal deve anunciar um incremento de recursos para o PAA.
A Diretoria da CONTAG recomenda a todas as Federações e Sindicatos que participem das manifestações do dia 31 de março (amanhã), que acontecerão em todo o Brasil, pela Democracia, contra a corrupção e pela retomada do crescimento econômico com geração de emprego e renda no campo e na cidade.
FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi