A diretoria e assessoria da CONTAG se reuniram ontem (20) com o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Miguel Rossetto, e com os secretários executivo, Laudemir Muller, e com o do Reordenamento Agrário, Adhemar Almeida, para tratar de questões referentes ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).
As principais reivindicações da CONTAG nesta reunião foram a regulamentação do PL 362, que trata da compra de terras por herdeiros, e a edição de um Decreto Presidencial transferindo ao Conselho Monetário Nacional (CMN) a competência para definir o perfil de renda e patrimônio, para enquadramento no programa, especificando que o PNCF atende ao público da agricultura familiar.
Na ocasião, também foram discutidos assuntos como a assistência técnica, o Programa Nacional de Habitação Rural, as metas para 2015 e a estrutura do Estado. Quanto à atualização dos valores do teto de financiamento, juros e prazos, a CONTAG apresentou uma proposta ao ministro Rossetto e as negociações continuam.
O secretário de Política Agrária da CONTAG, Zenildo Pereira Xavier, avaliou que a reunião foi positiva e que o ministro vem tentando manter um bom diálogo com a Confederação. “Estamos com a expectativa de avançar nessas questões, vamos continuar negociando com o MDA”, disse o dirigente.
FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi