Na pauta da reunião estão balanços do Grito da Terra e do Festival da Juventude. O Conselho também discutirá questões como a situação dos assalariados rurais na produção de biocombustíveis, encaminhamentos da Marcha das Margaridas, do Seminário sobre Organização Sindical no MSTTR e o projeto de Saúde Reprodutiva, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde (MS). "Como esta é uma reunião extraordinária não precisamos pautar somente os temas previstos no estatuto, mas questões da atualidade que precisam de definições do Sistema Contag", observa o secretário geral da confederação, David Wylkerson.
Para Wylkerson, as discussões sobre a organização sindical e a eleição da Comissão Nacional de Ética serão momentos importantes na reunião do Conselho Deliberativo. "Precisamos nos preparar para enfrentar a organização das entidades paralelas. Para isso, precisamos estar organizados política e administrativamente."
Conselho de ética - O Conselho Deliberativo irá renovar o mandato de dois anos da Comissão Nacional de Ética. A comissão é formada por um dirigente de cada região do País, pelo secretário Geral da Contag, David Wilkerson, e pela coordenadora nacional de mulheres, Carmen Foro.
A Comissão de Ética recebe denúncias contra dirigentes da Contag e das Federações. Para fazer a queixa, é necessário encaminhar um ofício para Contag destinado à Comissão. "Ainda não recebemos nenhum caso, esperamos que isso não seja necessário", ponderou Wylkerson. Para fazer denúncias contra os dirigentes de sindicatos é preciso procurar as comissões estaduais.
Luto - Na abertura do Conselho Deliberativo os dirigentes fizeram um minuto de silêncio em homenagem a Francisco Jacó Neto. Ele era tesoureiro da Federação dos Trabalhadores do Rio Grande do Norte (Fetarn) e faleceu nesta quarta-feira (25) após sofrer um derrame cerebral.
Fonte: Angélica Cordova