A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) retomou a realização das Oficinas de Base. Nesta semana, dos dias 23 a 25 de abril, foi dado início a 3ª etapa com ação no município de Santo Antônio de Jesus (BA). A entidade esteve representada pela secretária de Política Agrícola, Vânia Marques Pinto, e pelos assessores Gilvanilson Porfirio e Antônio Lacerda.
Dentre as prioridades estabelecidas durante a oficina, esteve a sustentabilidade político-financeira; realização de novas autorizações de descontos do Acordo de Cooperação Técnica com o INSS; formação de dirigentes para a melhoria da gestão, ação e prática sindical; atualização do registro dos sindicatos com pendências; e, principalmente, sempre continuar a luta por políticas públicas para agricultura familiar.
De forma específica, foi estabelecido que será criado o Polo da região Metropolitana, que já estabeleceu como prioridade articular junto aos órgãos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e agentes financeiros a elaboração de projetos como forma de gerar renda para as famílias associadas aos sindicatos.
A realização das Oficinas de Base foi uma definição do Planejamento Estratégico da CONTAG, que significa um importante momento de aproximação da Confederação com os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares. A iniciativa conta com a ida aos polos/regionais sindicais para fazer escuta ativa e debater em conjunto com as Federações e Sindicatos filiados.
“Essas atividades nos territórios, nos polos, nas regionais e nas comunidades sempre são positivas e fortalecem a nossa organização sindical, pois interagimos mais de perto com a realidade, as demandas, as necessidades, as dificuldades e as potencialidades. É importante também para dialogar sobre o trabalho desenvolvido pela CONTAG, Federações e Sindicatos, unificar as lutas e fortalecer as estratégias e a identidade para termos um Sistema Confederativo e um movimento sindical forte e integrado”, avaliou Aristides Santos.
Fonte: Comunicação CONTAG – Malu Souza