Nos dias 22 a 24 de julho, a CONTAG reúne representantes das suas 27 Federações e de diversos Sindicatos para discutir temáticas relacionadas à Terceira Idade, Juventude, Mulheres, Política Agrária e também assuntos institucionais envolvendo os(as) Presidentes(as).
A abertura dos eventos foi realizada de forma conjunta, na manhã desta segunda-feira (22), no Auditório Margarida Maria Alves, na ENFOC/CONTAG, em Brasília. Além de destacarem os objetivos das atividades a serem realizadas, a Diretoria da CONTAG ressaltou, ainda, a importância de todos(as) os(as) participarem refletirem sobre a atual conjuntura brasileira e os impactos para a categoria trabalhadora rural, a exemplo da reforma da Previdência, sobre a mobilização para a Marcha das Margaridas, que será realizada nos dias 13 e 14 de agosto, bem como sobre a Década da Agricultura Familiar e em como aderir às ações.
TERCEIRA IDADE
Essa semana está sendo realizado o Seminário Nacional sobre Controle Social e Políticas Públicas para atender a Terceira idade, com o objetivo de dialogar e capacitar mais de 54 pessoas, dentre dirigentes, lideranças e assessores sindicais, sobre a importância da participação nos órgãos de controle social para a permanência e ampliação das políticas públicas para essa geração.
“Através do Seminário, iremos fortalecer a construção de uma estratégia de formação para atuarmos nos espaços sociais, contribuindo para a reflexão sobre a importância e o papel das políticas públicas para a Terceira Idade. E também construirmos estratégias para realização da 3ª Plenária Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Terceira Idade que acontecerá em 2020”, pontua a secretária de Terceira Idade da CONTAG, Josefa Rita da Silva (Zefinha).
JUVENTUDE RURAL
O Encontro Nacional sobre Controle Social e Plano Nacional de Sucessão Rural – Políticas Públicas para a Juventude Rural, que está ocorrendo no período de 22 a 24 de julho, reúne jovens de todo o País para tratar de temas prioritários para os(as) jovens do meio rural. Um dos objetivos é capacitar as(os) jovens agricultores e agricultoras familiares sobre a importância da participação nos órgãos de controle social para a permanência e ampliação das políticas públicas para este segmento.
“Além de participar dos órgãos de controle social, também estamos avaliando no grupo que a realização e participação nos Seminários Regionais e no 4º Festival da Juventude Rural podem resultar em grandes avanços para os(as) jovens rurais. Nesse sentido, estamos planejando estas ações com o objetivo de fortalecer a nossa organização, mobilização e a capacitação para atuar em várias frentes”, explicou a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon.
POLÍTICA AGRÁRIA
Até essa quarta-feira (24), acontece o Encontro Nacional de Reforma Agrária e Crédito Fundiário. Na pauta estão em debate: uma avaliação da situação agrária e do crédito fundiário no Brasil; o papel do Legislativo na defesa das questões agrárias e do Crédito Fundiário; o Papel do Fórum e atuação da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) na defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, com as contribuições da procuradora Federal Dra. Debora Duprat e do secretário de Política Agrária da CONTAG, Elias D´Angelo Borges. Ainda entra em discussão a atualização do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), com o coordenador do Departamento de Gestão do Crédito Fundiário, Carlos Everardo, entre outros temas.
“Vivemos um cenário nacional onde fazendeiros armados estão autorizados e matar um agricultor(a) familiar que atravessar a propriedade para pescar em um rio que passe naquele latifúndio. Um Brasil onde muitos trabalhadores(as) rurais estão se suicidando devido a tanta burocracia para acessar o crédito fundiário. Um país de precarização das Políticas Públicas e criminalização dos movimentos sociais. Diante dessa conjuntura posta, contamos muito com os(as) companheiros e companheiras do MSTTR para pensarmos juntos sobre os desafios referentes às questões agrárias e com coragem, lutarmos pelo direito a terra e permanência nela com dignidade”, ressalta o secretário de Política Agrária da CONTAG, Elias D’Angelo Borges.
MULHERES TRABALHADORAS RURAIS
Nesta terça-feira (23), acontece a Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais se reúne com o objetivo de socializar informações e atividades que integram a mobilização rumo à Marcha das Margaridas 2019, que acontecerá nos dias 13 e 14 de agosto, em Brasília/DF e deve reunir milhares de mulheres do campo, da floresta e das águas, que apresentaram ao povo brasileiro uma plataforma política das Margaridas por um Brasil com Soberania Popular Democracia, Justiça e Livre de Violência.
“Cada reunião que antecede o grande ato político da Marcha das Margaridas 2019 só anima o nosso caminhar da organização e mobilização rumo à essa que é a maior ação de mulheres da América Latina. Aproveitamos para convidar todas as mulheres a somarem força conosco e fazermos juntas uma Marcha em defesa dos direitos das mulheres e de toda a classe trabalhadora do país”, destaca a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais.
PRESIDÊNCIA
O Fórum de Presidentes(as) está reunido nesta terça-feira (23), na sede da CONTAG, em Brasília. Os principais pontos de pauta são a avaliação da Lei 13.846/2019 (MP 871/2019) e agora a sua implementação, fazer um balanço das articulações feitas no Congresso Nacional e definir novas estratégias para a continuidade da tramitação da PEC 06/2019 (reforma da Previdência) e Marcha das Margaridas, que acontecerá nos dias 13 e 14 de agosto de 2019, na capital federal.
“Esse é um espaço estratégico de avaliação, definição de estratégias e encaminhamentos com a participação da Diretoria da CONTAG e dos(as) presidentes das nossas 27 Federações. Precisamos reafirmar e fortalecer a nossa unidade para garantirmos grandes avanços para a categoria em um cenário tão desafiador para todos e todas”, destacou o presidente da CONTAG, Aristides Santos.
FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi e Barack Fernandes