Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MARCHA DAS MARGARIDAS 2019
CONTAG realiza Encontros Nacionais de Terceira Idade, Juventude, Mulheres, Política Agrária e de Presidentes
WhatsApp

23 de Julho de 2019


César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
marcha das margaridas 2019

Nos dias 22 a 24 de julho, a CONTAG reúne representantes das suas 27 Federações e de diversos Sindicatos para discutir temáticas relacionadas à Terceira Idade, Juventude, Mulheres, Política Agrária e também assuntos institucionais envolvendo os(as) Presidentes(as).

A abertura dos eventos foi realizada de forma conjunta, na manhã desta segunda-feira (22), no Auditório Margarida Maria Alves, na ENFOC/CONTAG, em Brasília. Além de destacarem os objetivos das atividades a serem realizadas, a Diretoria da CONTAG ressaltou, ainda, a importância de todos(as) os(as) participarem refletirem sobre a atual conjuntura brasileira e os impactos para a categoria trabalhadora rural, a exemplo da reforma da Previdência, sobre a mobilização para a Marcha das Margaridas, que será realizada nos dias 13 e 14 de agosto, bem como sobre a Década da Agricultura Familiar e em como aderir às ações.



TERCEIRA IDADE

Essa semana está sendo realizado o Seminário Nacional sobre Controle Social e Políticas Públicas para atender a Terceira idade, com o objetivo de dialogar e capacitar mais de 54 pessoas, dentre dirigentes, lideranças e assessores sindicais, sobre a importância da participação nos órgãos de controle social para a permanência e ampliação das políticas públicas para essa geração.

“Através do Seminário, iremos fortalecer a construção de uma estratégia de formação para atuarmos nos espaços sociais, contribuindo para a reflexão sobre a importância e o papel das políticas públicas para a Terceira Idade. E também construirmos estratégias para realização da 3ª Plenária Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Terceira Idade que acontecerá em 2020”, pontua a secretária de Terceira Idade da CONTAG, Josefa Rita da Silva (Zefinha).



JUVENTUDE RURAL

O Encontro Nacional sobre Controle Social e Plano Nacional de Sucessão Rural – Políticas Públicas para a Juventude Rural, que está ocorrendo no período de 22 a 24 de julho, reúne jovens de todo o País para tratar de temas prioritários para os(as) jovens do meio rural. Um dos objetivos é capacitar as(os) jovens agricultores e agricultoras familiares sobre a importância da participação nos órgãos de controle social para a permanência e ampliação das políticas públicas para este segmento.

“Além de participar dos órgãos de controle social, também estamos avaliando no grupo que a realização e participação nos Seminários Regionais e no 4º Festival da Juventude Rural podem resultar em grandes avanços para os(as) jovens rurais. Nesse sentido, estamos planejando estas ações com o objetivo de fortalecer a nossa organização, mobilização e a capacitação para atuar em várias frentes”, explicou a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon.



POLÍTICA AGRÁRIA

Até essa quarta-feira (24), acontece o Encontro Nacional de Reforma Agrária e Crédito Fundiário. Na pauta estão em debate: uma avaliação da situação agrária e do crédito fundiário no Brasil; o papel do Legislativo na defesa das questões agrárias e do Crédito Fundiário; o Papel do Fórum e atuação da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) na defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, com as contribuições da procuradora Federal Dra. Debora Duprat e do secretário de Política Agrária da CONTAG, Elias D´Angelo Borges. Ainda entra em discussão a atualização do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), com o coordenador do Departamento de Gestão do Crédito Fundiário, Carlos Everardo, entre outros temas.

“Vivemos um cenário nacional onde fazendeiros armados estão autorizados e matar um agricultor(a) familiar que atravessar a propriedade para pescar em um rio que passe naquele latifúndio. Um Brasil onde muitos trabalhadores(as) rurais estão se suicidando devido a tanta burocracia para acessar o crédito fundiário. Um país de precarização das Políticas Públicas e criminalização dos movimentos sociais. Diante dessa conjuntura posta, contamos muito com os(as) companheiros e companheiras do MSTTR para pensarmos juntos sobre os desafios referentes às questões agrárias e com coragem, lutarmos pelo direito a terra e permanência nela com dignidade”, ressalta o secretário de Política Agrária da CONTAG, Elias D’Angelo Borges.



MULHERES TRABALHADORAS RURAIS

Nesta terça-feira (23), acontece a Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais se reúne com o objetivo de socializar informações e atividades que integram a mobilização rumo à Marcha das Margaridas 2019, que acontecerá nos dias 13 e 14 de agosto, em Brasília/DF e deve reunir milhares de mulheres do campo, da floresta e das águas, que apresentaram ao povo brasileiro uma plataforma política das Margaridas por um Brasil com Soberania Popular Democracia, Justiça e Livre de Violência.

“Cada reunião que antecede o grande ato político da Marcha das Margaridas 2019 só anima o nosso caminhar da organização e mobilização rumo à essa que é a maior ação de mulheres da América Latina. Aproveitamos para convidar todas as mulheres a somarem força conosco e fazermos juntas uma Marcha em defesa dos direitos das mulheres e de toda a classe trabalhadora do país”, destaca a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais.



PRESIDÊNCIA

O Fórum de Presidentes(as) está reunido nesta terça-feira (23), na sede da CONTAG, em Brasília. Os principais pontos de pauta são a avaliação da Lei 13.846/2019 (MP 871/2019) e agora a sua implementação, fazer um balanço das articulações feitas no Congresso Nacional e definir novas estratégias para a continuidade da tramitação da PEC 06/2019 (reforma da Previdência) e Marcha das Margaridas, que acontecerá nos dias 13 e 14 de agosto de 2019, na capital federal.

“Esse é um espaço estratégico de avaliação, definição de estratégias e encaminhamentos com a participação da Diretoria da CONTAG e dos(as) presidentes das nossas 27 Federações. Precisamos reafirmar e fortalecer a nossa unidade para garantirmos grandes avanços para a categoria em um cenário tão desafiador para todos e todas”, destacou o presidente da CONTAG, Aristides Santos.



FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi e Barack Fernandes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico