A CONTAG iniciou uma jornada de realização de 26 Oficinas Estaduais sobre Sustentabilidade Político-Financeira com objetivo de realizar um diálogo com a base, estreitar a relação entre as entidades que compõem o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) – CONTAG, Federações e Sindicatos – com os agricultores e agricultoras familiares e melhorar a abordagem e mensagem, bem como diminuir o distanciamento entre o MSTTR e a base que sustenta a nossa luta.
A primeira oficina estadual aconteceu no Espírito Santo, de 13 a 15 de março. Nessa semana, estão acontecendo mais duas. Uma em Alagoas e outra no Ceará.
Nos dias 19 a 21 de março foi realizada a Oficina Estadual sobre Sustentabilidade Político-Financeira em Maceió/AL, com parceria da FETAG/AL e com os STTRs, e com a presença da Diretoria ampliada e do Conselho Fiscal da Federação, de representação dos polos sindicais e da Rede de Educadores e Educadoras Populares. A CONTAG esteve representada pelo secretário de Finanças e Administração, Juraci Souto, pela secretária de Políticas Sociais, Edjane Rodrigues, e pela assessoria das duas pastas.
Durante três dias, a oficina propiciou a realização de um debate sobre os desafios que estão pautados para o MSTTR, de análise de conjuntura política e econômica pautando os cenários para o conjunto do movimento sindical, bem como a discussão sobre temas estratégicos como o INSS Digital, o Coban, o CNIS Rural, o Fundo de Amparo Social, o SisCONTAG, entre outros. “O objetivo de todos esses debates é que possamos pensar a partir desses temas uma estratégia de melhorar a satisfação do trabalhador e da trabalhadora rural, de possibilitar um trabalho eficaz e possibilitar melhor ação sindical, agendas que possam empodera-los, levar informações e conversar com eles e elas para que, a partir disso, desperte nesses trabalhadores e trabalhadoras essa necessidade que existe hoje e que o momento exige: uma organização forte, classista, uma organização que possa incidir e enfrentar, inclusive, esse governo ilegítimo, esse golpe e esse capitalismo que só tem avançado”, explica a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues.
O secretário de Finanças e Administração, Juraci Souto, também fez uma avaliação positiva. “Foi um trabalho muito rico. Os temas que foram debatidos na oficina vieram complementar o que estava previsto no planejamento da Federação e a expectativa que nós estamos tendo é muito boa e vamos, verdadeiramente, construir uma ação importante e tirar daí grandes frutos dessas oficinas”, avalia Juraci.
A outra atividade da semana é a Oficina Estadual sobre Sustentabilidade Político-Financeira no Ceará, que acontece de 21 a 23 de março, em Fortaleza/CE, em parceria com a FETRAECE e dos sindicatos filiados, com a presença de mais de 100 dirigentes sindicais.
A oficina conta com os eixos temáticos Organização Sindical; Sustentabilidade Político-Financeira; e Previdência Social. Além de ter como objetivos: construir estratégicas de atuação político-sindical para o fortalecimento da sustentabilidade político-financeira do MSTTR a partir das deliberações do 12º CNTTR e do Planejamento Estratégico da CONTAG (2017-2021); fortalecer a organicidade e sustentabilidade do sistema confederativo CONTAG/FETAGs/STTRs; e ampliar a representatividade sindical mediante a qualificação dos serviços prestados aos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares.
A abertura do evento foi realizada pelo presidente da Fetraece, Raimundo Martins, e contou ainda com a presença na mesa de Juraci Souto (secretário de Finanças da CONTAG); Edjane Rodrigues (secretária de Políticas Sociais da CONTAG); de toda a Diretoria da FETRAECE e José Wilson Gonçalves (Coordenador Regional da CONTAG no Nordeste).
Na quarta-feira (21), foram realizadas análises da conjuntura do cenário interno do MSTTR e debate sobre INSS Digital, CNIS Rural e Coban. Já na quinta-feira (22) ocorre explanações sobre DAP, Fundo de Amparo Social e SisCONTAG. Na sexta-feira (23), será apresentada estratégia construída de implementação da 4ª Etapa do Plano Sustentar nos eixos Gestão, Formação e Comunicação.
“Estamos percebendo que a realização das oficinas estaduais visando o fortalecer a política nacional de sustentabilidade político-sindical já está gerando bons resultados e que essa estratégia de descer aos estados foi acertada”, destaca Edjane Rodrigues.
Juraci Souto ressalta que a oficina no estado do Ceará também superou as suas expectativas. “Contamos com a presença de muitas lideranças e com debates de qualidade desde ontem”. A expectativa do dirigente também é grande com o conjunto das oficinas que serão realizadas até o final deste ano. “O formato dessas oficinas traz perspectivas boas porque estamos discutindo com uma equipe, com um grupo grande de pessoas nos estados, que trazem consigo a responsabilidade da organização do movimento no estado. É a partir dessas pessoas que vamos planejar e realizar as ações políticas, que vamos envolver os sindicatos e vamos colher esses frutos. Depois vamos ter uma oficina nacional em novembro para avaliar os resultados obtidos. Estamos buscando melhorar a nossa mensagem, a nossa abordagem, melhorar essa relação dos sindicatos com a sua base, vamos dialogar com maior frequência com o nosso povo para estancar um pouco esse esvaziamento e distanciamento que estava havendo com a base que sustenta a nossa organização”, diz Juraci. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi, com informações da Assessoria de Comunicação da FETRAECE - Janes P. Souza.