Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
SUSTENTABILIDADE DO MSTTR
CONTAG realiza duas oficinas estaduais nessa semana para tratar da sustentabilidade político-financeira do MSTTR
WhatsApp

22 de Março de 2018


Janes P. Souza, Marcos Felipe e Arquivo FETAG/AL
TEMAS RELACIONADOS:
sustentabilidade do msttr

A CONTAG iniciou uma jornada de realização de 26 Oficinas Estaduais sobre Sustentabilidade Político-Financeira com objetivo de realizar um diálogo com a base, estreitar a relação entre as entidades que compõem o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) – CONTAG, Federações e Sindicatos – com os agricultores e agricultoras familiares e melhorar a abordagem e mensagem, bem como diminuir o distanciamento entre o MSTTR e a base que sustenta a nossa luta.

A primeira oficina estadual aconteceu no Espírito Santo, de 13 a 15 de março. Nessa semana, estão acontecendo mais duas. Uma em Alagoas e outra no Ceará.



Nos dias 19 a 21 de março foi realizada a Oficina Estadual sobre Sustentabilidade Político-Financeira em Maceió/AL, com parceria da FETAG/AL e com os STTRs, e com a presença da Diretoria ampliada e do Conselho Fiscal da Federação, de representação dos polos sindicais e da Rede de Educadores e Educadoras Populares. A CONTAG esteve representada pelo secretário de Finanças e Administração, Juraci Souto, pela secretária de Políticas Sociais, Edjane Rodrigues, e pela assessoria das duas pastas.

Durante três dias, a oficina propiciou a realização de um debate sobre os desafios que estão pautados para o MSTTR, de análise de conjuntura política e econômica pautando os cenários para o conjunto do movimento sindical, bem como a discussão sobre temas estratégicos como o INSS Digital, o Coban, o CNIS Rural, o Fundo de Amparo Social, o SisCONTAG, entre outros. “O objetivo de todos esses debates é que possamos pensar a partir desses temas uma estratégia de melhorar a satisfação do trabalhador e da trabalhadora rural, de possibilitar um trabalho eficaz e possibilitar melhor ação sindical, agendas que possam empodera-los, levar informações e conversar com eles e elas para que, a partir disso, desperte nesses trabalhadores e trabalhadoras essa necessidade que existe hoje e que o momento exige: uma organização forte, classista, uma organização que possa incidir e enfrentar, inclusive, esse governo ilegítimo, esse golpe e esse capitalismo que só tem avançado”, explica a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues.

O secretário de Finanças e Administração, Juraci Souto, também fez uma avaliação positiva. “Foi um trabalho muito rico. Os temas que foram debatidos na oficina vieram complementar o que estava previsto no planejamento da Federação e a expectativa que nós estamos tendo é muito boa e vamos, verdadeiramente, construir uma ação importante e tirar daí grandes frutos dessas oficinas”, avalia Juraci.



A outra atividade da semana é a Oficina Estadual sobre Sustentabilidade Político-Financeira no Ceará, que acontece de 21 a 23 de março, em Fortaleza/CE, em parceria com a FETRAECE e dos sindicatos filiados, com a presença de mais de 100 dirigentes sindicais.

A oficina conta com os eixos temáticos Organização Sindical; Sustentabilidade Político-Financeira; e Previdência Social. Além de ter como objetivos: construir estratégicas de atuação político-sindical para o fortalecimento da sustentabilidade político-financeira do MSTTR a partir das deliberações do 12º CNTTR e do Planejamento Estratégico da CONTAG (2017-2021); fortalecer a organicidade e sustentabilidade do sistema confederativo CONTAG/FETAGs/STTRs; e ampliar a representatividade sindical mediante a qualificação dos serviços prestados aos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares.

A abertura do evento foi realizada pelo presidente da Fetraece, Raimundo Martins, e contou ainda com a presença na mesa de Juraci Souto (secretário de Finanças da CONTAG); Edjane Rodrigues (secretária de Políticas Sociais da CONTAG); de toda a Diretoria da FETRAECE e José Wilson Gonçalves (Coordenador Regional da CONTAG no Nordeste).

Na quarta-feira (21), foram realizadas análises da conjuntura do cenário interno do MSTTR e debate sobre INSS Digital, CNIS Rural e Coban. Já na quinta-feira (22) ocorre explanações sobre DAP, Fundo de Amparo Social e SisCONTAG. Na sexta-feira (23), será apresentada estratégia construída de implementação da 4ª Etapa do Plano Sustentar nos eixos Gestão, Formação e Comunicação.

“Estamos percebendo que a realização das oficinas estaduais visando o fortalecer a política nacional de sustentabilidade político-sindical já está gerando bons resultados e que essa estratégia de descer aos estados foi acertada”, destaca Edjane Rodrigues.

Juraci Souto ressalta que a oficina no estado do Ceará também superou as suas expectativas. “Contamos com a presença de muitas lideranças e com debates de qualidade desde ontem”. A expectativa do dirigente também é grande com o conjunto das oficinas que serão realizadas até o final deste ano. “O formato dessas oficinas traz perspectivas boas porque estamos discutindo com uma equipe, com um grupo grande de pessoas nos estados, que trazem consigo a responsabilidade da organização do movimento no estado. É a partir dessas pessoas que vamos planejar e realizar as ações políticas, que vamos envolver os sindicatos e vamos colher esses frutos. Depois vamos ter uma oficina nacional em novembro para avaliar os resultados obtidos. Estamos buscando melhorar a nossa mensagem, a nossa abordagem, melhorar essa relação dos sindicatos com a sua base, vamos dialogar com maior frequência com o nosso povo para estancar um pouco esse esvaziamento e distanciamento que estava havendo com a base que sustenta a nossa organização”, diz Juraci. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi, com informações da Assessoria de Comunicação da FETRAECE - Janes P. Souza.



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico