Começou nesta terça-feira (24) de manhã o Coletivo de Comunicação da Contag. Vinte e sete representantes das assessorias de imprensa de 13 Fetags estão reunidos na sede da entidade em Brasília. O encontro tem como objetivo analisar as estratégias de comunicação das Fetag?s e apresentar a todos o Plano de Comunicação da confederação para o biênio 2007/2009.
A abertura do coletivo foi feita pelo presidente da Contag, Manoel dos Santos, e pelo secretário de Finanças e Administração, Juraci Souto. Os dois reforçaram a necessidade de uma comunicação integrada do movimento sindical. "A comunicação tem que ser uma via de mão de dupla. Contag e federações devem trabalhar juntas", destacou Manoel.
Durante a manhã, foi feito um balanço do processo de construção do sistema de comunicação da Contag. Foi apresentado ainda o funcionamento e os veículos de imprensa das federações nos estados.
No final da tarde de hoje, será realizada uma plenária sobre o assunto. No período da noite acontece uma feira de produtos de comunicação. Amanhã os participantes discutirão estratégias de divulgação do 13º Grito da Terra Brasil, que acontecerá no próximo mês.
Nesta quarta-feira (25), último dia do coletivo, terá palestra de manhã com o professor da Universidade de Brasília (UnB) Venício Lima sobre a lógica de funcionamento da grande imprensa e a intervenção do movimento social na esfera da comunicação. À tarde, o coordenador jurídico da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço), Joaquim Carvalho, faz palestra sobre as rádios comunitárias e o movimento sindical: legalização das rádios livres e uso dessa ferramenta para fortalecer o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR).
Fonte: Emmanuelle Nunes
Agência Contag de Notícias