Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
INTERCÂMBIO
Contag promove intercâmbio com entidade sindical francesa
WhatsApp

07 de Dezembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
intercâmbio

Representantes da Central Geral do Trabalho (CGT), entidade sindical da França, visitaram na tarde de ontem (6) a sede da Contag. O secretário-geral da CGT, Bernard Thibault, com Phillipe Texier e Helen Bouneaud, membro executivo e diretora do Departamento Internacional da Central, respectivamente, queriam conhecer a forma de atuação da Contag no País.

Os franceses foram recebidos pela coordenadora da Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Confederação e vice-presidente da CUT, Carmem Foro.Também participaram da recepção o secretário de Política Agrária e Meio Ambiente, Paulo Caralo, e a coordenadora da Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores Rurais, Elenice Anastácio.

No Brasil a convite da Central Única dos Trabalhadores (CUT), os sindicalistas franceses participaram no último dia 5 da Marcha da Classe Trabalhadora e, ao lado da comissão formada pelas Centrais Sindicais, participaram da audiência com o presidente Lula que marcou a entrega das reivindicações da Marcha.

Bernard Thibault explicou que o objetivo da visita é fazer uma aproximação com as centrais sindicais brasileiras e discutir parcerias e ações nos dois países. Em relação ao campo brasileiro, os europeus queriam ter informações sobre as relações de trabalho e o impacto da atuação das empresas multinacionais do setor de alimentos na agricultura brasileira. "Nós temos informações sobre a Contag e já conhecemos parte do trabalho que a Confederação faz no País, mas queremos estreitar mais o relacionamento", disse Thibault.

Carmem Foro e os demais diretores apresentaram um panorama geral da atuação da Contag, da atual conjuntura política no Brasil e seu impacto na vida da agricultura familiar. Foro falou sobre os recentes avanços obtidos no campo e sobre questões ainda pendentes para trabalhadores e trabalhadoras rurais, como a reforma agrária, Previdência Social e a ampliação daspolíticas públicas de saúde, educação, lazer e cultura.

Como exemplo de colaboração que os sindicalistas franceses podem ter com a Contag, foi sugerida a divulgação na Europa da Lista Suja, preparada pela Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae), da qual a Confederação participa. A lista se refere às empresas e empregadores que não respeitam questões trabalhistas e onde foram verificadas condições de trabalho análogas à escravidão. Os representantes da CGT Francesa prometeram colaborar nessa divulgação.

Para Carmem Foro, a conversa com a CGT abre a possibilidade de debates reais e parcerias sólidas para o futuro. "Vamos fazer um debate com a direção da Contag e acertar melhor que áreas podemos fazer uma ação articulada, um intercâmbio melhor entre o Brasil e a França", disse.

A Central Geral do Trabalho da França foi criada em 1895. Foi a primeira confederação de sindicatos do País, possui 700 mil filiados e, embora não tenha um número tão grande de sindicalizados como CUT e Contag, é uma das fortes entidades da Europa em termos de mobilização de trabalhadores.

Ciléia PontesAgência Contag de Notícias



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico